Buscar

4 - Como ocorre o controle da respiração pelo sistema nervoso central: A respiração é controlada pelo Sistema Nervoso Central. A respiração volunt...

4 - Como ocorre o controle da respiração pelo sistema nervoso central:

A respiração é controlada pelo Sistema Nervoso Central.
A respiração voluntária é regulada pelo córtex, e a respiração automática pelos centros respiratórios do hipotálamo e da ponte.
Os músculos respiratórios são inervados pelo nervo frênico e pelos nervos intercostais.
O sistema voluntário (tálamo e córtex cerebral) coordena a respiração relativamente a várias atividades motoras complexas, que utilizam os pulmões e a parede torácica (ex. deglutição).
O sistema automático regula a ventilação mantendo a homeostasia do meio interno.
Os centros respiratórios automáticos localizam-se na ponte e no bulbo raquidiano, e são responsáveis pela origem e duração dos ciclos respiratórios.
O centro respiratório se divide em três agrupamentos principais de neurônios: Grupo respiratório dorsal, Grupo respiratório ventral e Centro pneumático.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE DE PNEUMOLOGICA E CARDIOLOGICA (1)
4 pág.

Anatomia Humana I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O controle da respiração pelo sistema nervoso central ocorre através dos centros respiratórios automáticos localizados na ponte e no bulbo raquidiano, que são responsáveis pela origem e duração dos ciclos respiratórios. Esses centros se dividem em três agrupamentos principais de neurônios: Grupo respiratório dorsal, Grupo respiratório ventral e Centro pneumático. O sistema automático regula a ventilação mantendo a homeostasia do meio interno. Já a respiração voluntária é regulada pelo córtex, e a respiração automática pelos centros respiratórios do hipotálamo e da ponte. Os músculos respiratórios são inervados pelo nervo frênico e pelos nervos intercostais. O sistema voluntário (tálamo e córtex cerebral) coordena a respiração relativamente a várias atividades motoras complexas, que utilizam os pulmões e a parede torácica (ex. deglutição).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais