Buscar

"Reconhecer que existem desigualdades raciais e combatê-las é lutar contra o racismo. A lei 10.639, em vigor desde 2003, determina que isso também ...

"Reconhecer que existem desigualdades raciais e combatê-las é lutar contra o racismo. A lei 10.639, em vigor desde 2003, determina que isso também aconteça dentro das escolas, que passaram a ter de incluir o tema em seus currículos. "É assumindo os valores criativos e positivos dessas culturas que a escola pode contribuir para a superação do racismo e da discriminação que ainda organizam fortemente a desigualdade brasileira", defende André Lázaro, que esteve à frente da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) entre 2004 e 2011. Entre as ações estabelecidas devem estar a Educação para o combate ao racismo, a reflexão sobre o papel do negro na história do Brasil e a valorização da história, cultura africana e afro-brasileira e o conhecimento científico construído por pesquisadores e pensadores negros". Com base no texto acima, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

Os conteúdos orientados pela lei 10.639/03 buscam questionar a estrutura curricular eurocêntrica que impede o ensino de outras histórias e culturas.
a)
b)
c)
d)
e) Os conteúdos orientados pela lei 10.639/03 buscam questionar a estrutura curricular eurocêntrica que impede o ensino de outras histórias e culturas.

Essa pergunta também está no material:

Av - Subst 2 - Sociedade, Educação e Cultura
3 pág.

Sociedade, Educação e Cultura Faculdade de ciências da BahiaFaculdade de ciências da Bahia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Os conteúdos orientados pela lei 10.639/03 buscam questionar a estrutura curricular eurocêntrica que impede o ensino de outras histórias e culturas." A lei 10.639/03 tem como objetivo incluir no currículo escolar o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, além de promover a reflexão sobre o papel do negro na história do Brasil e a valorização do conhecimento científico construído por pesquisadores e pensadores negros. Com isso, busca-se combater o racismo e as desigualdades raciais, questionando a estrutura curricular eurocêntrica que historicamente excluiu outras histórias e culturas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina