Buscar

(NC-UFPR - 2019) Entre os testes realizados em laboratório de microbiologia clínica, está o antibiograma, também chamado de teste de susceptibilida...

(NC-UFPR - 2019) Entre os testes realizados em laboratório de microbiologia clínica, está o antibiograma, também chamado de teste de susceptibilidade aos antimicrobianos (TSA), que determina o perfil de resistência da cepa bacteriana em questão. Com relação aos testes de sensibilidade aos antimicrobianos, considere as seguintes afirmativas:

 

I. Para o antibiograma pelo método de disco-difusão, o inóculo bacteriano deve ser realizado a partir de uma suspensão bacteriana padronizada, como na escala de 1,5 de McFarland.

II. O antibiograma por métodos de diluição tem como objetivo determinar a concentração do antimicrobiano que inibe visivelmente o crescimento bacteriano.

III. A concentração inibitória mínima é a menor concentração de um antimicrobiano que elimina totalmente os microrganismos.

IV. Antibiograma pelo método da difusão, segundo Kirby-Bauer, tem como objetivo avaliar quantitativamente a concentração bactericida de um antimicrobiano.

V. O método de microdiluição em caldo é o teste recomendado quando se deseja um resultado qualitativo.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e III estão corretas. Justificativa: I. Para o antibiograma pelo método de disco-difusão, o inóculo bacteriano deve ser realizado a partir de uma suspensão bacteriana padronizada, como na escala de 1,5 de McFarland. - Correta. II. O antibiograma por métodos de diluição tem como objetivo determinar a concentração do antimicrobiano que inibe visivelmente o crescimento bacteriano. - Correta. III. A concentração inibitória mínima é a menor concentração de um antimicrobiano que elimina totalmente os microrganismos. - Correta. IV. Antibiograma pelo método da difusão, segundo Kirby-Bauer, tem como objetivo avaliar quantitativamente a concentração bactericida de um antimicrobiano. - Incorreta. O método de difusão não avalia a concentração bactericida, mas sim a zona de inibição do crescimento bacteriano. V. O método de microdiluição em caldo é o teste recomendado quando se deseja um resultado qualitativo. - Incorreta. O método de microdiluição em caldo é utilizado para determinar a concentração inibitória mínima (CIM) de um antimicrobiano, ou seja, é um método quantitativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais