Buscar

Dentre os historiadores oitocentistas, Jacob Burckhardt pode ser considerado o primeiro teórico a realizar uma história cultural das sociedades. So...

Dentre os historiadores oitocentistas, Jacob Burckhardt pode ser considerado o primeiro teórico a realizar uma história cultural das sociedades. Sobre o conceito de cultura em Burckhardt, é correto afirmar que:


a. O teórico foi o precursor do conceito de indústria cultural. Burckhardt se preocupava com o uso da cultura enlatada e industrial como estratégia capitalista de alienação das massas.
b. A cultura é entendida como o modo pelo qual as sociedades representam e significam de modo simbólico sua existência.
c. A ideia de cultura em Burckhardt se aproxima de uma visão atualmente considerada antropológica. O teórico definiu cultura como a soma de toda e qualquer produção material e não material de uma sociedade.
d. A cultura é definida pela cultura popular, isto é, seu objeto de estudo são canções, costumes, histórias etc.
e. O teórico compreendia cultura como alta cultura, isto é, o conjunto das expressões mais elaboradas no campo das artes, da filosofia e das letras, por meio das quais o gênio – espírito que, entre outras coisas, inspirava as artes – manifestava o espírito de uma época.

Essa pergunta também está no material:

Teorias da História - ATIVIDADE ONLINE 1
10 pág.

Teorias da História I Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cruzeiro do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "O teórico compreendia cultura como alta cultura, isto é, o conjunto das expressões mais elaboradas no campo das artes, da filosofia e das letras, por meio das quais o gênio – espírito que, entre outras coisas, inspirava as artes – manifestava o espírito de uma época." Burckhardt entendia a cultura como algo elitizado, relacionado às expressões artísticas e intelectuais mais refinadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais