Logo Passei Direto
Buscar
Pode-se afirmar. EXCETO:

As tensões de deformação ou tensão cisalhante produzem deformação da massa [m] em sólidos e fluidos, ou seja, proporcionalmente à tensão aplicada (campo elástico), podendo inclusive levar ao rompimento do sólido (campo plástico).
A viscosidade e o gradiente de pressão são os efeitos dominantes nos escoamentos internos.
Em uma substância sólida, diferentemente dos fluidos – líquidos e gases – a aplicação da tensão cisalhante produz deformação da massa [m] proporcionalmente à tensão aplicada (campo elástico), podendo inclusive levar ao rompimento do sólido (campo plástico).
a. As tensão de cisalhamento e a taxa de deformação por cisalhamento (gradiente de velocidade) não pode ser relacionadas às equações diferenciais.
b. A viscosidade é a propriedade de um fluido que o faz resistir a esforços de cisalhamento.
c. A tensão de cisalhamento é a razão entre a força tangencial e a área onde ela é aplicada.
d. A viscosidade é a propriedade de um fluido que o faz resistir a deformação.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está incorreta (EXCETO): a) As tensões de cisalhamento e a taxa de deformação por cisalhamento (gradiente de velocidade) não podem ser relacionadas às equações diferenciais. - Esta afirmação é falsa, pois as tensões de cisalhamento e a taxa de deformação podem, sim, ser relacionadas por equações diferenciais, especialmente em fluidos. b) A viscosidade é a propriedade de um fluido que o faz resistir a esforços de cisalhamento. - Esta afirmação é verdadeira, a viscosidade mede a resistência de um fluido ao cisalhamento. c) A tensão de cisalhamento é a razão entre a força tangencial e a área onde ela é aplicada. - Esta afirmação é verdadeira, é a definição de tensão de cisalhamento. d) A viscosidade é a propriedade de um fluido que o faz resistir a deformação. - Esta afirmação é verdadeira, pois a viscosidade está relacionada à resistência à deformação em fluidos. Dessa forma, a alternativa que pode ser considerada EXCETO, ou seja, a que está incorreta, é a) As tensões de cisalhamento e a taxa de deformação por cisalhamento (gradiente de velocidade) não podem ser relacionadas às equações diferenciais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que não está correta é a letra "a". As tensões de cisalhamento e a taxa de deformação por cisalhamento (gradiente de velocidade) podem ser relacionadas às equações diferenciais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme Fig. 8. Então, pode-se afirmar. EXCETO, que:


a. Um fluido é dito newtoniano se a tensão de cisalhamento for diretamente proporcional a taxa de deformação.
b. Tensão de cisalhamento (cisalhante) é a razão entre a força tangencial e a área onde ela é aplicada.
c. Um fluido em contato direto com um sólido em repouso “gruda na superfície do mesmo”
d. Fluidos são substância que se deformam continuamente (se movem – escoam) quando submetidos a um esforço cisalhante, importando quando foi a quantidade do esforço (tensão).

nuamente sob ação de uma tensão de cisalhamento. Conforme o texto analise as afirmativas abaixo:

I. Os fluidos, quando submetidos às tensões de deformação contínua, independem da intensidade aplicada e ocorrerão as deformações por menor que sejam as tensões.

II. O estado de tensão num ponto é o conjunto de todas as tensões ocorrendo em todos os planos passando pelo ponto.

III. A tensão normal é positiva quando atua para fora de todas as faces e a tensão de cisalhamento ( τ ) é positiva quando atua para cima na face direita do elemento.

IV. A diferença entre substâncias sólidas e fluidas entende-se pelas tensões de cisalhamento [kPa] cuja distribuição por unidade de área é definida por uma força atuando perpendicular ao eixo de uma determinada superfície, aonde γ, diminui proporcionalmente.

Nesse é correto afirmar que:
Escolha uma opção:

a. Todas as afirmativas são incorretas.

b. As afirmativas I e II são corretas.

c. Todas as afirmativas são corretas.

d. As afirmativas I, II e III são corretas.

Os fluidos, quando submetidos às tensões de deformação contínua, independem da intensidade aplicada e ocorrerão as deformações por menor que sejam as tensões.
O estado de tensão num ponto é o conjunto de todas as tensões ocorrendo em todos os planos passando pelo ponto.
A tensão normal é positiva quando atua para fora de todas as faces e a tensão de cisalhamento ( τ ) é positiva quando atua para cima na face direita do elemento.
A diferença entre substâncias sólidas e fluidas entende-se pelas tensões de cisalhamento [kPa] cuja distribuição por unidade de área é definida por uma força atuando perpendicular ao eixo de uma determinada superfície, aonde γ, diminui proporcionalmente.
a. Todas as afirmativas são incorretas.
b. As afirmativas I e II são corretas.
c. Todas as afirmativas são corretas.
d. As afirmativas I, II e III são corretas.

Textualmente explica-se, que em relação aos eventos dos escoamentos internos e externos, as formas geométricas conhecidas em fluidos viscosos no interior e exterior de tubos ou dutos. Outros exemplos deste tipo são escoamentos de rios ou canais construídos para o escoamento de rios e esgotos. Pode-se afirmar, que:

I. Os escoamentos são classificados como internos ou externos dependendo do fato do fluido ser forçado a escoar num duto ou sobre uma superfície.

II. O escoamento da água em um cano é um exemplo de escoamento interno.

III. Escoamento do ar ao redor de um automóvel é um exemplo de escoamento externo.

IV. Quando o escoamento se dá no interior de um duto, mas não ocupa toda sua secção transversal é chamado de escoamento em canal aberto.

Nesse caso é correto afirmar, que:

Escolha uma opção:

a. Todas as afirmativas são corretas

b. Todas as afirmativas são incorretas.

c. As afirmativas I, III e IV são corretas.

d. As afirmativas I, III e IV são corretas.

Os escoamentos são classificados como internos ou externos dependendo do fato do fluido ser forçado a escoar num duto ou sobre uma superfície.
O escoamento da água em um cano é um exemplo de escoamento interno.
Escoamento do ar ao redor de um automóvel é um exemplo de escoamento externo.
Quando o escoamento se dá no interior de um duto, mas não ocupa toda sua secção transversal é chamado de escoamento em canal aberto.
a. Todas as afirmativas são corretas
b. Todas as afirmativas são incorretas.
c. As afirmativas I, III e IV são corretas.
d. As afirmativas I, III e IV são corretas.

Para manter constante, a face esquerda de uma parede com temperatura (TPAREDE) permanece, sem alterações. Considera-se que a face direita esteja em contato com um fluido cuja temperatura seja de T(∞ )

I. Determina-se algebricamente a troca de calor, por condução, entre a parede e o fluido para solucionar, naturalmente, pelo modelo mostrado que há relação ao equacionamento matemático do calor chegando e saindo por convecção.

II. Determina-se algebricamente a troca de calor, entre uma parede e um fluido para solucionar, naturalmente, com relação ao equacionamento matemático do calor chegando convecção ou por condução.

III. Internamente, isto é, dentro da parede, as condições físicas se alteram, pode-se utilizar a mesma modelagem física (regime não permanente, unidimensional e ausência de geração interna de calor), a partir desta nova informação apenas com calor entrando por condução e saindo por convecção.

IV. Determina-se algebricamente o balanço da energia na interface para as novas condições térmicas de contorno desse modelo apresentado o calor entrando por convecção.

Escolha uma opção:

a. Todas as afirmativas são incorretas.

b. As afirmativas I e II são corretas.

c. Todas as afirmativas são corretas.

d. Apenas a afirmativa III é correta

Determina-se algebricamente a troca de calor, por condução, entre a parede e o fluido para solucionar, naturalmente, pelo modelo mostrado que há relação ao equacionamento matemático do calor chegando e saindo por convecção.
Determina-se algebricamente a troca de calor, entre uma parede e um fluido para solucionar, naturalmente, com relação ao equacionamento matemático do calor chegando convecção ou por condução.
Internamente, isto é, dentro da parede, as condições físicas se alteram, pode-se utilizar a mesma modelagem física (regime não permanente, unidimensional e ausência de geração interna de calor), a partir desta nova informação apenas com calor entrando por condução e saindo por convecção.
Determina-se algebricamente o balanço da energia na interface para as novas condições térmicas de contorno desse modelo apresentado o calor entrando por convecção.
a. Todas as afirmativas são incorretas.
b. As afirmativas I e II são corretas.
c. Todas as afirmativas são corretas.
d. Apenas a afirmativa III é correta

Vide os textos abaixo que definem Fenômenos de Transporte, conforme eles, pode-se afirmar, que:

I. Os fenômenos de transporte relacionam princípios básicos semelhantes, permitindo uma formulação básica para os diversos fenômenos, igualmente.

PORQUE

II. Tratam-se também da movimentação de uma grandeza física de um ponto para outro do espaço por meio de tratamento matemático. São elas quantidade de movimento, transporte de energia térmica e de massa.

Conclui-se, então, nesse caso que:

Os fenômenos de transporte relacionam princípios básicos semelhantes, permitindo uma formulação básica para os diversos fenômenos, igualmente.
Tratam-se também da movimentação de uma grandeza física de um ponto para outro do espaço por meio de tratamento matemático. São elas quantidade de movimento, transporte de energia térmica e de massa.
a. A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
b. A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
c. As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina