Buscar

Qual a efetividade, segurança e custo-efetividade dos diversos métodos não farmacológicos de alívio da dor no parto tais como: Imersão em água? Ban...

Qual a efetividade, segurança e custo-efetividade dos diversos métodos não farmacológicos de alívio da dor no parto tais como: Imersão em água? Banhos de chuveiro? Massagem? Injeção subcutânea de água estéril? Uso de bolas? Estimulação elétrica transcutânea? Técnicas de relaxamento? Acupuntura? Hipnose? Musicoterapia? Outros?

A imersão em água demonstrou redução significativa na necessidade de analgesia regional e não houve diferenças nas taxas de cesariana, parto vaginal instrumental, episiotomia, laceração de segundo grau ou de terceiro/quarto grau.
Não há evidências acerca do efeito das injeções subcutâneas de água na experiência do nascimento ou outros desfechos clínicos.
Não há evidência de qualquer efeito do uso de bolas suíças durante o trabalho de parto sobre a experiência do parto e os desfechos clínicos.
A massagem demonstrou redução significativa da dor do trabalho de parto percebida tanto pelas enfermeiras como observada pelas mulheres, sem nenhuma menção à necessidade de analgesia.
A acupuntura, hipnose, musicoterapia e outras técnicas não farmacológicas não foram abordadas nas diretrizes consultadas.

Essa pergunta também está no material:

Diretriz Parto Normal
381 pág.

Obstetrícia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as evidências apresentadas, a imersão em água demonstrou ser efetiva na redução da necessidade de analgesia regional durante o parto, sem aumentar as taxas de cesariana, parto vaginal instrumental, episiotomia, laceração de segundo grau ou de terceiro/quarto grau. Não há evidências suficientes sobre a efetividade das injeções subcutâneas de água ou do uso de bolas suíças durante o trabalho de parto. A massagem demonstrou redução significativa da dor do trabalho de parto percebida tanto pelas enfermeiras como observada pelas mulheres, sem nenhuma menção à necessidade de analgesia. As técnicas de relaxamento, acupuntura, hipnose, musicoterapia e outras técnicas não farmacológicas não foram abordadas nas diretrizes consultadas. Quanto à segurança, é importante que esses métodos sejam realizados por profissionais capacitados e que sigam as orientações adequadas para evitar possíveis complicações. Em relação à custo-efetividade, é necessário avaliar cada método individualmente e considerar os custos envolvidos em sua implementação e manutenção.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais