Buscar

Sobre os segmentos consonantais considere as afirmativas abaixo e marque a ERRADA: Considerando as consoantes que ocorrem no português, a distribu...

Sobre os segmentos consonantais considere as afirmativas abaixo e marque a ERRADA:


Considerando as consoantes que ocorrem no português, a distribuição em relação ao acento tônico da palavra, as consoantes podem ser orais ou nasais. 

Os sons consonantais são aqueles produzidos pela obstrução total ou parcial da corrente de ar, quando dois articuladores se tocam. 

As consoantes dividem-se em dois grandes grupos: os segmentos sonoros ou vozeados, que são produzidos com as pregas vocais em vibração e os surdos ou desvozeados, quando o som é produzido sem a vibração das pregas vocais.

As consoantes oclusivas são consoantes orais que se formam quando o canal da boca se fecha (oclusão) para em seguida se abrir subitamente numa verdadeira explosão. Por isso são chamadas também de explosivas ou instantâneas. 

As consoantes bilabiais são as consoantes que têm o som formado pelo encontro dos lábios (lábio contra lábio). Os lábios se tocam e se apertam levemente. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa errada é: "As consoantes bilabiais são as consoantes que têm o som formado pelo encontro dos lábios (lábio contra lábio). Os lábios se tocam e se apertam levemente." Na verdade, as consoantes bilabiais são as consoantes que são produzidas pelo encontro dos dois lábios, como o /p/ e o /b/. O aperto dos lábios não é uma característica necessária para a produção desses sons.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais