Buscar

Em relação à competência legislativa da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, é correto afirmar que: a) Desapropriação, registros público...

Em relação à competência legislativa da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, é correto afirmar que:

a) Desapropriação, registros públicos, propaganda comercial, juntas comerciais e proteção à infância e à juventude são matérias de competência legislativa privativa da União.
b) São bens dos Estados as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.
c) Orçamento, procedimento em matéria processual, desapropriação e trânsito e transporte são matérias de competência legislativa concorrente da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
d) Compete aos Municípios e ao Distrito Federal explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.
e) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências reservadas aos Estados e aos Municípios, inclusive organizar e manter o seu Ministério Público e o seu Poder Judiciário.
a) Somente as afirmativas a e b estão corretas.
b) Somente as afirmativas b e c estão corretas.
c) Somente as afirmativas c e d estão corretas.
d) Somente as afirmativas a, b e e estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Questões extras folha dirigida direito constitucional
50 pág.

Direito Constitucional I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) Somente as afirmativas a, b e e estão corretas." Justificativa: - A alternativa "a" está correta, pois desapropriação, registros públicos, propaganda comercial, juntas comerciais e proteção à infância e à juventude são matérias de competência legislativa privativa da União. - A alternativa "b" está correta, pois as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito são bens dos Estados, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União. - A alternativa "c" está incorreta, pois a desapropriação é de competência legislativa privativa da União. - A alternativa "d" está incorreta, pois a exploração dos serviços locais de gás canalizado é de competência legislativa privativa da União. - A alternativa "e" está correta, pois ao Distrito Federal são atribuídas as competências reservadas aos Estados e aos Municípios, inclusive organizar e manter o seu Ministério Público e o seu Poder Judiciário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais