Buscar

Além das doenças crônicas comuns, determinadas alterações fisiológicas e anatômicas repercutem no estado nutricional do idoso. Com relação a esse a...

Além das doenças crônicas comuns, determinadas alterações fisiológicas e anatômicas repercutem no estado nutricional do idoso. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Como método de avaliação do idoso, o IMC é ineficaz e pouco utilizado, pois, com o passar dos anos, ocorre redução da estatura devido à diminuição dos discos intervertebrais ou achatamento das vértebras.
Para dimensionar as consequências da diminuição do metabolismo energético do idoso, é preciso calcular o gasto energético e o consumo dietético e o estado nutricional do paciente.
Em função das alterações do paladar, com piora da sensibilidade para o sal e para o açúcar, deve-se aumentar o teor de sal da dieta e oferecer bebidas mais açucaradas para o idoso.
Se o idoso apresentar alterações da cavidade oral e dificuldade de mastigação, a dieta de consistência branda ou pastosa deve ser precocemente substituída por dieta de consistência líquida.
No caso de polifarmácia e possíveis interações dos medicamentos e os nutrientes, as medicações devem ser ingeridas em jejum pelo idoso.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando Nutrição em Geriatria
6 pág.

Nutrição em Geriatria Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "Para dimensionar as consequências da diminuição do metabolismo energético do idoso, é preciso calcular o gasto energético e o consumo dietético e o estado nutricional do paciente." O IMC é um método de avaliação do estado nutricional que pode ser utilizado em idosos, mas deve ser interpretado com cautela, pois a redução da estatura pode levar a uma superestimação do IMC. Não é recomendado aumentar o teor de sal da dieta e oferecer bebidas mais açucaradas para o idoso, pois isso pode agravar problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. A dieta de consistência branda ou pastosa deve ser oferecida para idosos com alterações da cavidade oral e dificuldade de mastigação, mas não deve ser substituída precocemente por dieta de consistência líquida, pois isso pode levar a uma redução da ingestão de nutrientes importantes. As medicações não devem ser ingeridas em jejum pelo idoso, pois isso pode levar a uma absorção inadequada dos medicamentos e possíveis efeitos colaterais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais