Buscar

Discorra, de forma clara, objetiva e fundamentada, sobre a aplicação ou não do princípio da insignificância a ato infracional. O princípio da insi...

Discorra, de forma clara, objetiva e fundamentada, sobre a aplicação ou não do princípio da insignificância a ato infracional.

O princípio da insignificância pode ser aplicado a ato infracional, desde que presentes as condições objetivas de mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, grau reduzido de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade da lesão jurídica provocada.
A aplicação do princípio da insignificância deve ser analisada em conexão com os postulados da fragmentariedade e da intervenção mínima do Estado em matéria penal.
O princípio da insignificância não significa impunidade, mas sim uma análise criteriosa da conduta do agente e da lesão jurídica provocada.
O princípio da insignificância é um dos axiomas do garantismo penal, que busca restringir o arbítrio legislativo e o erro judicial, garantindo a tutela dos direitos dos cidadãos.

Essa pergunta também está no material:

100 Questões discursivas - Direito Penal - 2019
215 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio da insignificância pode ser aplicado a ato infracional, desde que presentes as condições objetivas de mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, grau reduzido de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade da lesão jurídica provocada. A aplicação do princípio da insignificância deve ser analisada em conexão com os postulados da fragmentariedade e da intervenção mínima do Estado em matéria penal. O princípio da insignificância não significa impunidade, mas sim uma análise criteriosa da conduta do agente e da lesão jurídica provocada. O princípio da insignificância é um dos axiomas do garantismo penal, que busca restringir o arbítrio legislativo e o erro judicial, garantindo a tutela dos direitos dos cidadãos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais