Buscar

Qual foi a teoria adotada pelo Código Penal Militar no que diz respeito ao estado de necessidade? Justifique e fundamente a resposta. O Código Pen...

Qual foi a teoria adotada pelo Código Penal Militar no que diz respeito ao estado de necessidade? Justifique e fundamente a resposta.

O Código Penal adotou a teoria unitária nos seus arts. 23, I; e 24, enquadrandoo estado de necessidade como causa excludente da ilicitude (estado de necessidade justificante).
O Código Penal Militar adotou a teoria diferenciadora no art. 39.
No Código Penal, o estado de necessidade somente exclui a ilicitude quando o bem jurídico protegido é de valor maior ou igual ao bem jurídico sacrificado.

Essa pergunta também está no material:

100 Questões discursivas - Direito Penal - 2019
215 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Código Penal Militar adotou a teoria diferenciadora no que diz respeito ao estado de necessidade. Essa teoria estabelece que o estado de necessidade pode ser excludente da ilicitude ou da culpabilidade, dependendo das circunstâncias do caso concreto. No artigo 39 do Código Penal Militar, o estado de necessidade é considerado excludente da ilicitude quando o agente pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. Dessa forma, o Código Penal Militar permite que o estado de necessidade seja utilizado como uma defesa para a prática de um crime militar, desde que preenchidos os requisitos previstos no artigo 39.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais