Buscar

Responda às perguntas a seguir. a) Baseando-se nas leis de Newton da Mecânica Clássica explique por que um satélite • não necessita de combustív...

Responda às perguntas a seguir.
a) Baseando-se nas leis de Newton da Mecânica Clássica explique por que um satélite
• não necessita de combustível para permanecer em órbita por longo tempo;
• mantém sua órbita circular sem se afastar ou se aproximar da superfície da Terra.
b) Calcule (em m/s2) o valor da aceleração centrípeta que atua sobre o satélite Landsat em sua órbita a 800 km de altitude
em relação à superfície da Terra.
Despreze possíveis efeitos advindos do movimento de rotação da Terra.
c) Desenhe (em escala) o gráfico da velocidade V de um satélite em função do raio R de sua órbita ao redor da Terra, assinalando:
• um ponto qualquer (R1; V1)
• três pontos de abscissas R1/4, 4R1 e 16R1.
a) Explicar por que um satélite não necessita de combustível para permanecer em órbita por longo tempo e mantém sua órbita circular sem se afastar ou se aproximar da superfície da Terra.
b) Calcular o valor da aceleração centrípeta que atua sobre o satélite Landsat em sua órbita a 800 km de altitude em relação à superfície da Terra.
c) Desenhar o gráfico da velocidade V de um satélite em função do raio R de sua órbita ao redor da Terra, assinalando um ponto qualquer (R1; V1) e três pontos de abscissas R1/4, 4R1 e 16R1.

Essa pergunta também está no material:

Resoluções físicas
10 pág.

Física - Ensino Médio USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Um satélite não necessita de combustível para permanecer em órbita por longo tempo porque, uma vez que é lançado em órbita, ele continua se movendo em linha reta, mas a curvatura da Terra faz com que ele pareça estar caindo continuamente. A força gravitacional da Terra puxa o satélite para baixo, mas a velocidade tangencial do satélite é suficiente para mantê-lo em órbita. A órbita circular é mantida porque a força gravitacional da Terra é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o satélite e a Terra, e a velocidade tangencial do satélite é ajustada para manter a órbita circular. b) A aceleração centrípeta que atua sobre o satélite Landsat em sua órbita a 800 km de altitude em relação à superfície da Terra é de aproximadamente 7,3 m/s². c) O gráfico da velocidade V de um satélite em função do raio R de sua órbita ao redor da Terra é uma curva hiperbólica. O ponto (R1; V1) pode ser qualquer ponto na curva. Os três pontos de abscissas R1/4, 4R1 e 16R1 são pontos na curva que correspondem a raios de órbita menores, quatro vezes maiores e dezesseis vezes maiores que o raio R1, respectivamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais