Buscar

João Carlos, Guilherme e Marco Aurélio são sócios da JGM Ltda., sociedade empresária regularmente constituída na vigência do novo Código Civil (Lei...

João Carlos, Guilherme e Marco Aurélio são sócios da JGM Ltda., sociedade empresária regularmente constituída na vigência do novo Código Civil (Lei nº 10.406/02). Cada sócio detém 1/3 (um terço) do capital social e a administração social compete exclusivamente a Marco Aurélio. João Carlos e Guilherme descobriram que Marco Aurélio desviou vultosa quantia do patrimônio social, em proveito próprio, e desejam responsabilizá-lo civilmente pelo ocorrido. O contrato social prevê a aplicação subsidiária das normas relativas às sociedades anônimas e é omisso quanto à forma de deliberação dos sócios e quanto à responsabilização dos administradores. Na qualidade de advogado de João Caralos e Guilherme, qual seria a sua orientação? Fundamente?

Os demais sócios irão convocar uma reunião entre os sócios, com exceção do Marco Aurélio por ser objeto da reunião.
Na reunião será deliberado por maioria simples o afastamento do Marco Aurélio da gestão e dar início da ação de responsabilidade indenizatória contra este.
Cabe até a expulsão por ação judicial.

Essa pergunta também está no material:

Responsabilização de Administrador em Sociedade Limitada
2 pág.

Direito Empresarial I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como advogado de João Carlos e Guilherme, minha orientação seria a convocação de uma reunião entre os sócios, com exceção de Marco Aurélio, para deliberar sobre o afastamento dele da gestão da empresa e dar início a uma ação de responsabilidade indenizatória contra ele. A responsabilidade civil do administrador está prevista no artigo 1.016 do Código Civil, que estabelece que o administrador responde pelos prejuízos causados em virtude de violação da lei ou do contrato social, ou por ação ou omissão que lhe seja atribuída culpa ou dolo. Além disso, o contrato social prevê a aplicação subsidiária das normas relativas às sociedades anônimas, o que significa que a Lei das S.A. (Lei nº 6.404/76) pode ser utilizada para suprir as omissões do contrato social. Nesse sentido, a Lei das S.A. prevê que a destituição do administrador pode ser deliberada pela assembleia de acionistas, por maioria simples de votos, e que o administrador pode ser responsabilizado civilmente pelos prejuízos causados à sociedade. Portanto, a orientação seria a convocação da reunião dos sócios para deliberar sobre o afastamento de Marco Aurélio da gestão da empresa e a responsabilização civil dele pelos prejuízos causados à sociedade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais