Buscar

José Roberto sofreu grave acidente de carro e foi imediatamente levado a hospital. Chegando ao hospital, a família de José Roberto foi informada qu...

José Roberto sofreu grave acidente de carro e foi imediatamente levado a hospital. Chegando ao hospital, a família de José Roberto foi informada que a cirurgia apenas seria realizada se fosse prestada caução no valor de R$ 50.000,00. Neste caso:

a) é válida a exigência de caução?
b) o defeito do negócio e sua potencial anulabilidade confere a José Roberto o direito a não pagar as despesas hospitalares?

Essa pergunta também está no material:

Dir. Civil I   Casos Concretos 1 ao 16
30 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não é válida a exigência de caução, pois a Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) proíbe a exigência de qualquer tipo de garantia, como caução ou depósito, para a realização de procedimentos médicos emergenciais. b) O defeito do negócio não confere a José Roberto o direito de não pagar as despesas hospitalares, pois o serviço foi prestado e a obrigação de pagamento decorre do princípio da boa-fé objetiva e do enriquecimento sem causa. No entanto, ele pode buscar a reparação dos danos sofridos em decorrência da exigência indevida de caução.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais