Buscar

Com relação aos direitos humanos e cidadania, julgue os itens a seguir. Conquanto a previsão de que os tratados de direitos humanos aprovados em ca...

Com relação aos direitos humanos e cidadania, julgue os itens a seguir.
Conquanto a previsão de que os tratados de direitos humanos aprovados em cada casa do Congresso Nacional, por três quintos dos votos dos respectivos membros, em dois turnos, tenham status de emenda constitucional, o Brasil, até o momento, não aprovou nenhum tratado nessas condições.
Os direitos sociais inserem-se na segunda geração de direitos humanos e, por essa razão, garantem a liberdade e independem da participação do Estado para sua consecução.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Pactos Internacionais dos Direitos Civis e Políticos e dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais compõem a Carta Internacional dos Direitos Humanos, que instaurou o sistema global de proteção dos direitos humanos.
Uma lei municipal que viola direitos humanos não pode dar ensejo a responsabilidade internacional da República Federativa do Brasil.
A titularidade dos direitos fundamentais é atribuída aos brasileiros e aos estrangeiros sejam eles residentes ou não no país.

Essa pergunta também está no material:

Simulado PRF 2018   com gabarito
18 pág.

Policia Rodoviaria Federal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O primeiro item está correto, pois a Constituição Federal prevê que os tratados de direitos humanos aprovados em cada casa do Congresso Nacional, por três quintos dos votos dos respectivos membros, em dois turnos, têm status de emenda constitucional. No entanto, o Brasil já aprovou tratados nessas condições, como é o caso do Pacto de San José da Costa Rica, que trata dos direitos humanos nas Américas. O segundo item está incorreto, pois os direitos sociais fazem parte da terceira geração de direitos humanos e dependem da participação do Estado para sua efetivação. O terceiro item está correto, pois a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Pactos Internacionais dos Direitos Civis e Políticos e dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais compõem a Carta Internacional dos Direitos Humanos, que instaurou o sistema global de proteção dos direitos humanos. O quarto item está incorreto, pois uma lei municipal que viola direitos humanos pode, sim, dar ensejo a responsabilidade internacional da República Federativa do Brasil. O quinto item está correto, pois a Constituição Federal atribui a titularidade dos direitos fundamentais aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais