Buscar

O Novo Código de Processo Civil reservou uma seção especial para tratar dos conciliadores e mediadores judiciais, elencando-os como auxiliares da j...

O Novo Código de Processo Civil reservou uma seção especial para tratar dos conciliadores e mediadores judiciais, elencando-os como auxiliares da justiça. Sobre as diferenças e semelhanças entre a mediação e a conciliação, indique a alternativa correta.

A mediação e a conciliação só podem ser realizadas por profissionais remunerados pelo poder público.
O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
A mediação e a conciliação, com exceção da arbitragem, podem ser realizadas por profissionais remunerados pelo poder público e por empresas privadas.
O mediador pode propor soluções para o litígio, o que não é permitido ao conciliador.
As partes podem, de comum acordo, escolher o conciliador ou mediador. A escolha está adstrita aos profissionais que estejam previamente cadastrados no tribunal.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas a afirmativa V está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Parcial TGP 3
5 pág.

Teoria Geral do Processo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A mediação e a conciliação, com exceção da arbitragem, podem ser realizadas por profissionais remunerados pelo poder público e por empresas privadas." Explicação: O Novo Código de Processo Civil (NCPC) estabelece que a mediação e a conciliação são métodos consensuais de solução de conflitos, que podem ser realizados por profissionais remunerados pelo poder público ou por empresas privadas, desde que cadastrados junto ao tribunal. Além disso, o NCPC prevê que o conciliador e o mediador são auxiliares da justiça e que não podem assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram. As partes podem escolher o conciliador ou mediador de comum acordo, desde que estejam previamente cadastrados no tribunal. O mediador pode propor soluções para o litígio, mas o conciliador não pode.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais