Buscar

Portfólio 07

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. ISIS é empregada da Lanchonete “IMPÉRIO” e trabalha como balconista, possuindo horário de trabalho no período noturno, das 22 às 5 horas. A Lanchonete “IMPÉRIO” é frequentada por consumidores que normalmente voltam de outras programações noturnas, tendo em vista que a lanchonete possui horário de funcionamento até às 5 horas. Porém, a Lanchonete só encerra suas atividades após o atendimento do último cliente. Assim, ISIS frequentemente estende seu horário de trabalho até às 6 horas. Neste caso, ISIS terá direito ao adicional noturno em relação a prorrogação da jornada (após as 5 horas)? Fundamente sua resposta.
Considerando que o § 2º do art. 73 da CLT preceitua que: “Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte”. Isis tem direito ao adicional noturno, segundo o art. 73, § 5º da CLT “Às prorrogações do trabalho noturno aplica-se o disposto neste Capítulo.” e Súmula 60, inc. II, do TST “Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas. Exegese do art. 73, § 5º, da CLT.”
2. FERNANDO, escriturário do Banco Dinheiro S/A, recebeu de seu empregador uma comunicação escrita, determinando que no mês de janeiro de 2021, por medidas de operacionalização na empresa, deveria trabalhar as 2ª e 6ª feiras, das 10 às 17 horas, 3ª e 4ª feiras, das 10 às 15 horas e às 5ª feiras, das 10 às 16 horas. Após esse período, FERNANDO vai até o departamento pessoal do banco e requer o pagamento de um acréscimo de R$ 15,00 por cada hora excedente, uma vez que seu salário é de R$ é de 5.400,00. Procede o pedido de FERNANDO? Fundamente sua resposta.
O art. 224 da CLT refere que “A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana.”, o art. 225 diz que “A duração normal de trabalho dos bancários poderá ser excepcionalmente prorrogada até oito horas diárias, não excedendo de quarenta horas semanais, observados os preceitos gerais sobre a duração do trabalho.”, visto que é uma excepção, e não ultrapassa as 30 horas semanais. Fernando não tem direito ao adicional por horas exedentes, pois trabalhou as mesmas 30 horas semanais.
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;

Continue navegando