Buscar

Leptospirose é uma zoonose relevante com maior incidência no período de chuva, em grupos de maior risco pelo contato com água e animais. Para trata...

Leptospirose é uma zoonose relevante com maior incidência no período de chuva, em grupos de maior risco pelo contato com água e animais. Para tratamento é recorrente o uso de aminoglicosídeos e como alternativa tetraciclinas. (2,00) a. Indique o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos. b. Explique a vantagem do uso de um bactericida concentração-dependente como o aminoglicosídeos.

O mecanismo de ação dos aminoglicosídeos é a inibição da síntese proteica bacteriana, por meio da ligação irreversível aos ribossomos 30S, impedindo a leitura do RNA mensageiro e a formação da cadeia polipeptídica.
A vantagem do uso de um bactericida concentração-dependente como os aminoglicosídeos é a desnecessidade de aplicar intervalos entre doses, pois uma dose única com uma concentração maior ainda terá efeito mesmo após um longo período de tempo, o que é conhecido como pós-antibiótico.

Essa pergunta também está no material:

Exercícíos Farmacologia VETERINÁRIA
18 pág.

Farmacologia Veterinária I Centro Universitário do TriânguloCentro Universitário do Triângulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) O mecanismo de ação dos aminoglicosídeos é a inibição da síntese proteica bacteriana, por meio da ligação irreversível aos ribossomos 30S, impedindo a leitura do RNA mensageiro e a formação da cadeia polipeptídica. B) A vantagem do uso de um bactericida concentração-dependente como os aminoglicosídeos é que uma dose única com uma concentração maior ainda terá efeito mesmo após um longo período de tempo, o que é conhecido como pós-antibiótico. Isso permite que o intervalo entre as doses seja maior, reduzindo a frequência de administração e, consequentemente, diminuindo o risco de efeitos colaterais e toxicidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais