Buscar

O processo de modernização da agricultura, também conhecido por aquilo que o geógrafo Jurandyr L. Sanches Ross defende como a industrialização da a...

O processo de modernização da agricultura, também conhecido por aquilo que o geógrafo Jurandyr L. Sanches Ross defende como a industrialização da agricultura, revela a unificação entre a indústria e agricultura, por conta de que ele considera como o desenvolvimento de "liames de sujeição que funcionam como peias, como amarras ao campesinato, fazendo com que ele produza ás vezes, exclusivamente para a indústria" (1995, p 477-478).
Se um professor de Geografia levar em conta a perspectiva do autor, abordará, com seus alunos, o desenvolvimento capitalista no campo como fruto de dois processos: um em que o capital se territorializa (territorialização de capital monopolista na agricultura) e outro quando o capital monopoliza o território sem se territorializar.
Segundo essa abordagem, as consequências dos dois mecanismos seriam, respectivamente:


a distribuição de riquezas, simultaneamente, nas áreas rurais e nas cidades - os camponeses seriam prioritariamente empregados em serviços de alta qualificação no setor secundário.
a implementação da monocultura definindo e caracterizando o campo - os trabalhadores deslocados do campo se deslocam para as cidades e se tornam assalariados na indústria, comércio e serviços.
a eliminação dos trabalhadores do campo, concentrando-os nas cidades - a criação, recriação e redefinição das relações de produção camponesa e familiar.
a diminuição da influência dos centros urbanos sobre o campo, gerando uma inversão do êxodo rural, garantindo uma menor participação camponesa no processo laboral.
a abertura de espaço para que a produção camponesa se desenvolva - o proprietário da terra acumula simultaneamente o lucro da atividade industrial e agrícola.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANA V
3 pág.

Docencia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a perspectiva do autor Jurandyr L. Sanches Ross, o processo de modernização da agricultura, também conhecido como a industrialização da agricultura, resulta em dois processos: a territorialização do capital monopolista na agricultura e a monopolização do território sem se territorializar. A consequência do primeiro processo seria a implementação da monocultura definindo e caracterizando o campo, enquanto os trabalhadores deslocados do campo se deslocam para as cidades e se tornam assalariados na indústria, comércio e serviços. Já a consequência do segundo processo seria a criação, recriação e redefinição das relações de produção camponesa e familiar. Portanto, a alternativa correta é a letra C: a eliminação dos trabalhadores do campo, concentrando-os nas cidades - a criação, recriação e redefinição das relações de produção camponesa e familiar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais