Buscar

O fragmento a seguir é do texto A vaguidão específica, de Millôr Fernandes: “- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte. - Junto com as outras? ...

O fragmento a seguir é do texto A vaguidão específica, de Millôr Fernandes:
“- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.”
Leia as considerações seguintes sobre a conversa e assinale a alternativa incorreta:

Trata-se de um texto escrito cujos referentes - “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. - não são possíveis de recuperar.
O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de marcas da oralidade na produção escrita.
Se fosse um texto oral, os referentes seriam recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.
O texto de Millôr Fernandes não tem coerência, pois o leitor não pode saber se ele é de ficção ou não; se tem humor ou não, fatores (ficção e humor) que dariam coerência a ele.
Apesar de as referências de “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. não serem recuperadas pelo leitor, o texto é coerente devido ao humor com que foi construído.
A) Trata-se de um texto escrito cujos referentes - “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. - não são possíveis de recuperar.
B) O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de marcas da oralidade na produção escrita.
C) Se fosse um texto oral, os referentes seriam recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.
D) O texto de Millôr Fernandes não tem coerência, pois o leitor não pode saber se ele é de ficção ou não; se tem humor ou não, fatores (ficção e humor) que dariam coerência a ele.
E) Apesar de as referências de “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. não serem recuperadas pelo leitor, o texto é coerente devido ao humor com que foi construído.

Essa pergunta também está no material:

Comunicação e Expressão (1)
71 pág.

Comunicação e Expressão Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra D: "O texto de Millôr Fernandes não tem coerência, pois o leitor não pode saber se ele é de ficção ou não; se tem humor ou não, fatores (ficção e humor) que dariam coerência a ele." Isso porque o texto de Millôr Fernandes é uma crônica, um gênero literário que tem como característica a mistura de fatos e ficção, além de ser construído com humor. Portanto, o texto tem coerência dentro do gênero em que foi escrito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando