Buscar

3) Sistemas supervisórios: a. Dê uma (a sua) definição para “sistema supervisório”. Controle integrado de todas as variáveis, podendo ser obtido de...

3) Sistemas supervisórios:
a. Dê uma (a sua) definição para “sistema supervisório”.
Controle integrado de todas as variáveis, podendo ser obtido de modelos e marcas distintas de equipamentos, transmitindo para forma de operação e/ou visualização.
b. O que é SCADA?
Controla e aquisita dados.
c. Cite as principais funções/funcionalidades de um sistema scada.
Aquisita dados, gera gráficos, comanda equipamentos, gera histórico, alarmes, receitas.
d. Quais as etapas fundamentais para o planejamento da implantação de um sistema scada?
Abrangência do processo, possíveis redes de comunicação, variáveis a serem utilizadas para fins de controle e visualizações.
e. O que são “protocolos de comunicação”? Cite os mais usuais na automação industrial e os mais usuais na automação de sistemas elétricos.
Conjunto de regras que padronizam as redes de comunicação. As redes abertas, possuem suas regras publicadas em sites e documentos. Como modbus, profibus, fieldbus, asi. As mais usuais em sistemas elétricos são DNP 3.0, IEC 61854.1.
f. O que é um PIMS? O que, basicamente, o diferencia de um “scada”?
PIMS, é um supervisório, onde recebem as informações de visualizações e controle. A diferença para o SCADA, está na atuação de equipamentos.

Um sistema supervisório é um controle integrado de todas as variáveis, podendo ser obtido de modelos e marcas distintas de equipamentos, transmitindo para forma de operação e/ou visualização.
SCADA controla e aquisita dados.
As principais funções/funcionalidades de um sistema SCADA são aquisição de dados, geração de gráficos, comandar equipamentos, gerar histórico, alarmes e receitas.
As etapas fundamentais para o planejamento da implantação de um sistema SCADA são a abrangência do processo, possíveis redes de comunicação e variáveis a serem utilizadas para fins de controle e visualizações.
Protocolos de comunicação são conjuntos de regras que padronizam as redes de comunicação. Os mais usuais na automação industrial são modbus, profibus, fieldbus e asi, enquanto os mais usuais na automação de sistemas elétricos são DNP 3.0 e IEC 61854.1.
PIMS é um supervisório que recebe informações de visualizações e controle, diferenciando-se do SCADA na atuação de equipamentos.

Essa pergunta também está no material:

Trabalho Pós de controle e automação - BRUNO FERREIRA LOPES
2 pág.

Processo de Controle Universidade TiradentesUniversidade Tiradentes

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Um sistema supervisório é um software que permite o controle e monitoramento de processos industriais, integrando informações de diferentes equipamentos e sistemas em uma única interface de operação e visualização. O SCADA é um tipo de sistema supervisório que se concentra na aquisição de dados e controle de processos. As principais funções de um sistema SCADA incluem aquisição de dados, geração de gráficos, comandar equipamentos, gerar histórico, alarmes e receitas. As etapas fundamentais para o planejamento da implantação de um sistema SCADA incluem a definição da abrangência do processo, possíveis redes de comunicação e variáveis a serem utilizadas para fins de controle e visualizações. Protocolos de comunicação são conjuntos de regras que padronizam as redes de comunicação. Os mais usuais na automação industrial são modbus, profibus, fieldbus e asi, enquanto os mais usuais na automação de sistemas elétricos são DNP 3.0 e IEC 61854.1. PIMS é um tipo de supervisório que recebe informações de visualizações e controle, diferenciando-se do SCADA na atuação de equipamentos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image