Buscar

Descrever a localização da troponina e tropomiosina no sarcômero. Troponina: é um complexo de três subunidades: TnT, que se liga fortemente à trop...

Descrever a localização da troponina e tropomiosina no sarcômero.

Troponina: é um complexo de três subunidades: TnT, que se liga fortemente à tropomiosina; TnC, que tem grande afinidade pelos íons cálcio; e TnI, que cobre o sítio ativo de actina, onde ocorre a interação de actina com a miosina.
Tropomiosina: é uma molécula longa e fina, constituída por duas cadeias polipeptídicas uma enrolada na outra.
As moléculas de tropomiosina se ligam umas às outras pelas extremidades, para formar filamentos que se localizam ao longo do sulco existente entre dois filamentos de actina F.
A troponina e a tropomiosina formam um complexo que, em repouso, impede a ligação da miosina e da actina.
Para ocorrer a contração muscular, esse complexo tem que sair do lugar, isso ocorre quando a troponina se liga a molécula de cálcio que expõe o sítio de ligação entre a actina e a miosina.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido - cito e histo
11 pág.

Citologia e Histologia Faculdade de Ciências Médicas de Minas GeraisFaculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A tropomiosina está localizada ao longo do sulco existente entre dois filamentos de actina F, enquanto a troponina está ligada à tropomiosina, cobrindo o sítio ativo de actina, onde ocorre a interação de actina com a miosina. Em repouso, o complexo formado pela troponina e tropomiosina impede a ligação da miosina e da actina. Para ocorrer a contração muscular, esse complexo tem que sair do lugar, isso ocorre quando a troponina se liga a molécula de cálcio que expõe o sítio de ligação entre a actina e a miosina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais