Buscar

Como Platão superou o problema deixado por Parmênides? Platão distinguiu dois sentidos para a palavra Ser:o sentido forte, em que Ser significa re...

Como Platão superou o problema deixado por Parmênides?

Platão distinguiu dois sentidos para a palavra Ser:o sentido forte, em que Ser significa realidade ou existência (o Ser é), e o sentido mais fraco, em que ser é o verbo de ligação , isto é, o verbo que permite ligar um sujeito a um predicado (por exemplo: o homem é mortal).
Distinguiu, assim ,dois sentidos para o verbo ser: o sentido existencial e o sentido predicativo.
No sentido forte de Ser, existem múltiplos seres e não um só, mas cada um deles possui os atributos de Ser de Parmênides (identidade, unidade, eternidade, imutabilidade).
Esses seres são idéias ou formas imateriais, que constituem o mundo verdadeiro, o mundo inteligível.
São seres reais as idéias do bem, do belo, do justo, do homem, dos astros, do amor, do animal, do vegetal, etc.
E no sentido mais fraco do verbo de ligação ou da predicação, cada idéia é um sujeito real,que possui um conjunto de predicados reais ou de propriedades essenciais e que a fazem ser o que ela é em si mesma.

Essa pergunta também está no material:

AD 1 FILOSOFIA
3 pág.

Filosofia Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Platão superou o problema deixado por Parmênides ao distinguir dois sentidos para a palavra Ser: o sentido forte, em que Ser significa realidade ou existência (o Ser é), e o sentido mais fraco, em que ser é o verbo de ligação, isto é, o verbo que permite ligar um sujeito a um predicado. No sentido forte de Ser, existem múltiplos seres e não um só, mas cada um deles possui os atributos de Ser de Parmênides (identidade, unidade, eternidade, imutabilidade). Esses seres são idéias ou formas imateriais, que constituem o mundo verdadeiro, o mundo inteligível. São seres reais as idéias do bem, do belo, do justo, do homem, dos astros, do amor, do animal, do vegetal, etc. E no sentido mais fraco do verbo de ligação ou da predicação, cada idéia é um sujeito real, que possui um conjunto de predicados reais ou de propriedades essenciais e que a fazem ser o que ela é em si mesma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais