Buscar

24) (Unicamp-2005) O uso das células tronco embrionárias tem levantado muitas discussões. As células embrionárias, geradas nos primeiros dias após ...

24) (Unicamp-2005) O uso das células tronco embrionárias tem levantado muitas discussões. As células embrionárias, geradas nos primeiros dias após a fecundação do oócito pelo espermatozóide, não estão diferenciadas e podem se transformar em qualquer célula do organismo. A célula-tronco prototípica é o zigoto. (Adaptado de Isto é, 20 de outubro de 2004). a) Após a formação do zigoto, quais são as etapas do desenvolvimento até a formação da notocorda e tubo nervoso nos embriões? b) Em que fase do desenvolvimento embrionário as células iniciam o processo de diferenciação? c) O desenvolvimento embrionário é uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos. Dê duas diferenças no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados, e indique em qual desses grupos os humanos estão incluídos.

As células embrionárias geradas nos primeiros dias após a fecundação do oócito pelo espermatozóide não estão diferenciadas e podem se transformar em qualquer célula do organismo.
A célula-tronco prototípica é o zigoto.
As etapas do desenvolvimento após a formação do zigoto até a formação da notocorda e tubo nervoso nos embriões devem ser descritas.
As células iniciam o processo de diferenciação em uma fase do desenvolvimento embrionário.
O desenvolvimento embrionário é uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos.
Devem ser dadas duas diferenças no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados e indicar em qual desses grupos os humanos estão incluídos.

Essa pergunta também está no material:

exercicios embriologia animal gabarito
22 pág.

Embriologia Faculdade de Medicina de Juazeiro do NorteFaculdade de Medicina de Juazeiro do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Após a formação do zigoto, as etapas do desenvolvimento embrionário são: clivagem, mórula, blástula, gástrula, nêurula e organogênese, que culmina na formação da notocorda e do tubo neural nos embriões. b) As células iniciam o processo de diferenciação na fase de gástrula. c) As duas diferenças entre protostômios e deuterostômios são: a formação da boca (protostômios possuem a boca formada a partir do blastóporo, enquanto deuterostômios a formam a partir de uma região oposta ao blastóporo) e a formação do ânus (protostômios possuem o ânus formado a partir de uma região oposta ao blastóporo, enquanto deuterostômios o formam a partir do blastóporo). Os humanos estão incluídos no grupo dos deuterostômios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais