Buscar

Jared, de 8 anos, foi trazido pela mãe à clínica para avaliação de seu mau comportamento. Ela se queixa de ataques de birra frequentes, geralmente ...

Jared, de 8 anos, foi trazido pela mãe à clínica para avaliação de seu mau comportamento. Ela se queixa de ataques de birra frequentes, geralmente em resposta a limites impostos ao comportamento do filho ou quando ele não consegue o que quer. Segundo ela, os ataques consistem em gritos, palavrões e choro, e Jared bate portas e às vezes joga livros ou objetos no chão. Ela afirma que essas explosões ocorrem quase diariamente, e às vezes tem a impressão de que ele está tentando provocá-la. Recentemente, ele estava chutando a cadeira na qual estava sentada, e ela pediu que parasse. Ele olhou para ela e continuou a chutar a cadeira. Ela diz que desistiu de mandar que ele arrume o quarto ou ajude nas tarefas domésticas, pois isso inevitavelmente resulta em brigas. Na entrevista, Jared se mostra emburrado e irritável. Diz que é tudo culpa da mãe e que ela está sempre pegando no seu pé por um motivo ou outro. Ele a interrompe várias vezes durante a entrevista conjunta, dizendo que ela está mentindo ou dando sua própria versão dos fatos. Suas notas são excelentes, e não há relatos de problemas de comportamento ou desobediência na escola. A mãe diz que ele não tem muitos amigos porque tem dificuldade de compartilhar suas coisas e tende a ser mandão. Ele teve uma série de otites quando bebê, e ocasionalmente sofre alergias sazonais, mas sua saúde é boa, com desenvolvimento físico normal. A mãe diz que ele era um bebê difícil e resistente a ser consolado quando chorava. Ele é filho único, seus pais se separaram quando tinha 3 anos. Desde então, Jared não teve mais contato com o pai. A mãe ficou deprimida por um ano após a separação, até buscar tratamento. Ela sempre se sentiu culpada pelo fato de o pai de Jared não fazer parte da vida do menino, e teme que este a culpe pela ausência do pai. Ela acredita que o comportamento de Jared piorou desde que ela começou um namoro. (Cortesia de Christopher R. Thomas, M.D.)

Qual é o comportamento apresentado por Jared que indica um possível diagnóstico de Transtorno Desafiador de Oposição?


a) Jared tem dificuldade em compartilhar suas coisas e tende a ser mandão.
b) Jared tem notas excelentes e não há relatos de problemas de comportamento ou desobediência na escola.
c) Jared tem ataques de birra frequentes, gritos, palavrões e choro, bate portas e joga objetos no chão, além de resistir a limites impostos pela mãe.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O comportamento apresentado por Jared que indica um possível diagnóstico de Transtorno Desafiador de Oposição é a alternativa c) Jared tem ataques de birra frequentes, gritos, palavrões e choro, bate portas e joga objetos no chão, além de resistir a limites impostos pela mãe. O Transtorno Desafiador de Oposição é caracterizado por um padrão de comportamento negativista, hostil e desafiador em relação a figuras de autoridade, como pais e professores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais