Buscar

Introito Com a morte da pessoa natural, seus bens transmitem-se aos sucessores legítimos e testamentários (CC, art. 1.784). Uma vez, porém, que o ...

Introito

Com a morte da pessoa natural, seus bens transmitem-se aos sucessores legítimos e testamentários (CC, art. 1.784). Uma vez, porém, que o patrimônio do autor da herança constitui uma universalidade, torna-se necessário apurar quais são os bens que o integram, a fim de definir o que passou realmente para o domínio dos sucessores. E, havendo mais de um sucessor, há, ainda, necessidade de definir quais os bens da herança que tocaram a cada um deles.

Para esse fim, existe o procedimento especial do inventário e partilha (arts. 610 a 6731 do NCPC), que se apresenta como procedimento complexo integrado por dois estágios bem distintos.

O inventário (estágio inicial) consiste na atividade processual endereçada à descrição detalhada de toda a herança, de molde a individualizar todos os bens móveis e imóveis que formam o acervo patrimonial do morto, incluindo até mesmo as dívidas ativas e passivas e quaisquer outros direitos de natureza patrimonial deixados pelo de cujus.2

A partilha é o segundo estágio do procedimento e vem a ser a atividade desenvolvida para ultimar a divisão do acervo entre os diversos sucessores, estabelecendo e adjudicando a cada um deles um quinhão certo e definido sobre os bens deixados pelo morto.

Esse procedimento especial, embora criado especificamente para resolver a questão da sucessão causa mortis, presta-se também para solucionar casos de partilha, como o da sucessão provisória em bens de ausentes (NCPC, art. 745, § 1º3), o da divisão dos bens comuns após a dissolução da sociedade conjugal (art. 731, parágrafo único4) e extinção consensual de união estável (art. 732).

Quanto à complexidade do rito, a lei prevê duas espécies de procedimento para o inventário e partilha: um completo, que é o inventário, propriamente dito (arts. 610 a 658),5 e outro, simplificado, que é o arrolamento (arts. 659 a 667).6

O inventário, na tradição de nosso direito processual civil, era sempre judicial, enquanto a partilha, a critério dos herdeiros, tanto podia ser processada em juízo como extrajudicialmente. Com a edição da Lei nº 11.441, de 04.01.2007, alterando o art. 982 do Código de 1973, passou a ser possível a opção pela extrajudicialidade, no tocante ao inventário, norma que se repete no NCPC. De qualquer modo, para realizar o inventário e a partilha sem a intervenção do juiz, é preciso que todos os interessados sejam maiores e capazes e que haja acordo geral entre eles (CC, art. 2.015 e NCPC, art. 610,7 § 2º). Trata-se, ainda, de um negócio jurídico solene, cujo aperfeiçoamento exige a forma de escritura pública lavrada por tabelião, com a assistência de advogado ou defensor público.

O inventário é o primeiro estágio do procedimento de inventário e partilha, e consiste na descrição detalhada de toda a herança, incluindo bens móveis e imóveis, dívidas ativas e passivas e quaisquer outros direitos de natureza patrimonial deixados pelo falecido.
A partilha é o segundo estágio do procedimento de inventário e partilha, e consiste na atividade desenvolvida para ultimar a divisão do acervo entre os diversos sucessores, estabelecendo e adjudicando a cada um deles um quinhão certo e definido sobre os bens deixados pelo falecido.
O inventário e a partilha sempre foram processados em juízo, sendo que a partilha poderia ser processada em juízo ou extrajudicialmente, a critério dos herdeiros.
A Lei nº 11.441/2007 alterou o Código de Processo Civil de 1973, permitindo a opção pela extrajudicialidade no tocante ao inventário, desde que todos os interessados sejam maiores e capazes e haja acordo geral entre eles, e que a escritura pública seja lavrada por tabelião, com a assistência de advogado ou defensor público.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é o procedimento necessário para definir quais são os bens que integram o patrimônio do autor da herança e como é feita a divisão desses bens entre os sucessores?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais