Buscar

Exercício 2.4 Curvas de indiferença e taxa marginal de substituição – caso discreto a) Represente graficamente as curvas de indiferença da Carolin...

Exercício 2.4 Curvas de indiferença e taxa marginal de substituição – caso discreto

a) Represente graficamente as curvas de indiferença da Carolina.
b) Calcule a taxa marginal de substituição entre cinema e teatro em cada um dos pontos de intersecção das curvas de indiferença.
c) A Carolina tem um orçamento de 30 euros para gastar em cinema e teatro. Represente graficamente a sua restrição orçamental e indique qual o ponto de consumo que maximiza a sua utilidade.

Essa pergunta também está no material:

tc pratica
69 pág.

Análise Econômica Faculdade Anísio Teixeira de Feira de SantanaFaculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para representar graficamente as curvas de indiferença da Carolina, é necessário ter informações sobre suas preferências. Supondo que ela tenha preferências convexas, podemos desenhar curvas de indiferença que são curvas suaves e decrescentes. Cada curva de indiferença representa um nível de utilidade igual para a Carolina. b) A taxa marginal de substituição (TMS) entre cinema e teatro é a quantidade de cinema que a Carolina está disposta a sacrificar para obter mais uma unidade de teatro, mantendo o mesmo nível de utilidade. Em outras palavras, é a inclinação da curva de indiferença no ponto de consumo. Para calcular a TMS em cada ponto de intersecção das curvas de indiferença, é necessário calcular a inclinação da curva tangente a esse ponto. c) Para representar graficamente a restrição orçamental da Carolina, é necessário saber os preços do cinema e do teatro e a quantidade de dinheiro que ela tem para gastar. Supondo que o preço do cinema seja de 10 euros e o preço do teatro seja de 5 euros, a restrição orçamental pode ser representada por uma reta com inclinação de -2 (ou seja, a cada unidade de teatro que ela compra, ela tem que sacrificar duas unidades de cinema). O ponto de consumo que maximiza a utilidade da Carolina é aquele em que a curva de indiferença é tangente à restrição orçamental. Esse ponto é chamado de ponto de ótimo de consumo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais