Buscar

Por análise do fator de potência de uma instalação elétrica de força e luz é possível saber se a energia elétrica está sendo de fato utilizada de m...

Por análise do fator de potência de uma instalação elétrica de força e luz é possível saber se a energia elétrica está sendo de fato utilizada de maneira eficiente com vistas a uma maior viabilidade econômica e evitando desperdícios desnecessários. De acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), há a obrigatoriedade de se manter o fator de potência o mais próximo da unidade (1,00), tanto pelas concessionárias como pelos consumidores, recomendando o estabelecimento do limite mínimo de 0,92 para fator de potência indutivo ou capacitivo bem como forma de avaliação e critério de faturamento da energia reativa excedente a esse limite. Sobre correção do fator de potência, avalie as seguintes afirmações:

I. Um baixo fator de potência pode ser causado por cargas indutivas, transformadores e motores superdimensionados operando com pouca ou nenhuma carga, ou por um excesso de cargas capacitivas no sistema.

II. A correção do fator de potência de uma instalação apresenta como vantagem a melhoria no perfil de tensão bem como redução de perdas devido ao efeito Joule causado pela circulação de potência reativa no sistema, redução da eficiência dos transformadores e aquecimento dos condutores, o que impacta no consumo de energia.

III. Uma forma de ajustar o fator de potência seria desligar os motores que estão operando em vazio e otimizando a utilização de energia elétrica de maneira racional para outras cargas como iluminação. Quando o sistema estiver operando com carga leve, analisar a possibilidade de desligar transformadores e manter apenas um energizado.

IV. Uma forma de melhorar o fator de potência é por meio da compensação ou anulação da potência reativa consumida pela carga, através da conexão de uma reatância em paralelo que absorve a mesma quantidade de potência reativa mas com polaridade oposta, como utilização de banco de capacitores.

É correto o que se afirma em:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

É possível saber se a energia elétrica está sendo utilizada de maneira eficiente por meio da análise do fator de potência de uma instalação elétrica de força e luz. Um baixo fator de potência pode ser causado por cargas indutivas, transformadores e motores superdimensionados operando com pouca ou nenhuma carga, ou por um excesso de cargas capacitivas no sistema. A correção do fator de potência de uma instalação apresenta como vantagem a melhoria no perfil de tensão, redução de perdas devido ao efeito Joule causado pela circulação de potência reativa no sistema, redução da eficiência dos transformadores e aquecimento dos condutores, o que impacta no consumo de energia. Uma forma de ajustar o fator de potência seria desligar os motores que estão operando em vazio e otimizando a utilização de energia elétrica de maneira racional para outras cargas como iluminação. Quando o sistema estiver operando com carga leve, analisar a possibilidade de desligar transformadores e manter apenas um energizado. Uma forma de melhorar o fator de potência é por meio da compensação ou anulação da potência reativa consumida pela carga, através da conexão de uma reatância em paralelo que absorve a mesma quantidade de potência reativa mas com polaridade oposta, como utilização de banco de capacitores. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.

0
Dislike0
User badge image

Joao Vitor

Letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais