Buscar

6.1. Nomenclatura dos ácidos e derivados de ácidos carboxílicos Na nomenclatura da IUPAC, a terminação do alcano –o correspondente é substituída p...

6.1. Nomenclatura dos ácidos e derivados de ácidos carboxílicos
Na nomenclatura da IUPAC, a terminação do alcano –o correspondente é substituída por –oico . A cadeia principal será a que tiver o maior número de átomos de carbono e contiver o grupo funcional. O grupo carboxila, como está na posição 1, não precisa ser assinado. Os exemplos relacionados abaixo ilustram como isso é feito:

Ácido 4-metilhexanóico Ácido 4-he ex nóico ou
Ácido hex-4-enóico

Muitos ácidos carboxílicos têm nomes comuns derivados das palavras do latim ou grego que informam suas fontes naturais. Por exemplo, o ácido me-tanóico é chamado ácido fórmico (latim: formica, formiga), e o ácido etanóico é conhecido comercialmente como ácido acético (latim: acetum, vinagre). Já o ácido hexanóico é um composto associado com o odor das cabras, consequentemente seu nome comum é ácido capróico (latim: caper, cabra). Muitos desses nomes comuns são usados há muito tempo e, provavelmente, continuarão sendo por muito tempo ainda. Assim sendo, é útil familiarizar-se com eles.

ácido benzóico

ácido capróico

Os ácidos que apresentam dois grupos funcionais (carboxila), os ácidos dicarboxílicos, recebem seus nomes da mesma forma que os ácidos alcano-dióicos no sistema sistemático IUPAC, e alguns desses têm nomes comuns. Como exemplo, temos:

ácido butanodióico


Essa pergunta também está no material:

Livro_Química Orgânica I
169 pág.

Química Orgânica I Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A nomenclatura da IUPAC para ácidos carboxílicos segue a regra de substituir a terminação "-o" do alcano correspondente por "-oico". A cadeia principal será a que tiver o maior número de átomos de carbono e contiver o grupo funcional. O grupo carboxila, como está na posição 1, não precisa ser assinado. Alguns exemplos são: ácido 4-metilhexanóico, ácido hex-4-enóico, ácido benzóico e ácido capróico. Já os ácidos dicarboxílicos recebem seus nomes da mesma forma que os ácidos alcano-dióicos no sistema sistemático IUPAC, como o ácido butanodióico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais