Logo Passei Direto
Buscar
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca dos estoques na atividade rural.

( ) No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais.
( ) Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado.
( ) Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente.
( ) Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade.
( ) O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C V, F, F, V, V
D F, V, V, F, V
E V, V, F, F, V
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os estoques na atividade rural: ( ) No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais. É verdadeira (V). O Decreto-lei n. 1.598/1977 realmente estabelece diretrizes para a avaliação dos estoques no meio rural. ( ) Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado. É falsa (F). O CPC 29 determina que os estoques devem ser avaliados ao custo de aquisição, mas não afirma que isso é equivalente ao valor de mercado. ( ) Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente. É verdadeira (V). É possível manter os estoques de diferentes naturezas em uma única conta, desde que isso esteja de acordo com a prática contábil adotada. ( ) Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade. É verdadeira (V). A verificação periódica do inventário é uma prática recomendada para garantir que os valores dos estoques reflitam a realidade. ( ) O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados. É verdadeira (V). Os estoques de culturas agrícolas incluem produtos em diferentes estágios de desenvolvimento, conforme descrito. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. V 5. V A sequência correta é: V, F, V, V, V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: D) F, V, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: V, F, F, V, V. Justificativa: - A primeira afirmação é verdadeira, pois o Decreto-lei n. 1.598/1977 estabelece que os estoques rurais devem ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais. - A segunda afirmação é falsa, pois o CPC 29 (2009) estabelece que os estoques do meio rural devem ser avaliados pelo menor valor entre o custo de aquisição e o valor realizável líquido. - A terceira afirmação é falsa, pois os estoques das culturas agrícolas e dos animais devem ser mantidos em contas separadas. - A quarta afirmação é verdadeira, pois é recomendado que o inventário dos estoques seja verificado periodicamente para que o valor de estoque seja compatível com a realidade. - A quinta afirmação é verdadeira, pois o estoque das culturas agrícolas é composto pelos produtos em elaboração, culturas em formação e culturas com colheita em andamento, além dos produtos acabados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.

I – Ativo Circulante

II – Ativo Não Circulante

Assinale as afirmacoes que seguem, com base nas asserções acima.

( ) Animais de Trabalho, compreendendo equinos, bovinos, muares, asininos destinados a trabalhos agrícolas, sela e transporte.

( ) Classificados em conta apropriada, aves, gado bovino, suínos, ovinos, equinos, caprinos, coelho, peixe e pequenos animais, destinados a revenda.

( ) Gado de Renda, representando bovinos, suínos, ovinos e equinos que a empresa explora para a produção de bens que constituem objeto de suas atividades.

( ) Gado Reprodutor, indicativa de touros puros de origem, touros puros de cruza, vacas puras de cruza, vacas puras de origem e plantel destinados à

Animais de Trabalho, compreendendo equinos, bovinos, muares, asininos destinados a trabalhos agrícolas, sela e transporte.
Classificados em conta apropriada, aves, gado bovino, suínos, ovinos, equinos, caprinos, coelho, peixe e pequenos animais, destinados a revenda.
Gado de Renda, representando bovinos, suínos, ovinos e equinos que a empresa explora para a produção de bens que constituem objeto de suas atividades.
Gado Reprodutor, indicativa de touros puros de origem, touros puros de cruza, vacas puras de cruza, vacas puras de origem e plantel destinados à inseminação artificial.
a) Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
b) Apenas as afirmações 2 e 4 estão corretas.
c) Todas as afirmações estão corretas.
d) Nenhuma das afirmações está correta.

Quando a entidade realiza um alto desembolso em algum bem que irá ser usufruído por mais de um período, o valor deverá ser apropriado aos períodos de utilização desse bem. Na contabilidade os procedimentos que irão servir a esse propósito são conhecidos como depreciação, exaustão e amortização. Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F).

O conceito de amortização aplica-se a bens que sejam tangíveis, ou seja, aqueles que podem ser tocados. No meio rural, temos como exemplo os tratores, colheitadeiras, outros implementos, culturas permanentes que produzam frutos, animais de produção, bem como instalações e construções.
As culturas permanentes que são depreciadas serão aquelas que irão produzir frutos, e após a extração dos mesmos, a planta continuará a produzir.
A exaustão é o processo de apropriação do valor de bens que são esgotáveis, como por exemplo, as reservas minerais, florestais, entre outras.
a) V, F, F
b) F, V, F
c) F, F, V
d) V, V, V
e) F, V, V

Para que seja possível elaborar a DFC, serão necessárias informações das transações que fazem com que o caixa da entidade seja movimentado, bem como informações contábeis oriundas dos registros contábeis que seguem o regime de competência, pois serão utilizados dados da apuração de resultado, que é feita por meio do regime de competência. Para propiciar uma análise adequada, bem como uma padronização da DFC, esta deve seguir uma estrutura pré-definida, que, de maneira simples, é dividida em três grupos. Com base no texto acima, leia as asserções que seguem. I – Atividade Operacional: II – Atividade Investimento: III – Atividade Financiamento: Com base nas asserções acima, qualifique as afirmacoes que seguem: ( ) inclui os financiamentos, empréstimos, amortizações de dívida, capital dos proprietários, operações com leasing etc. ( ) focaliza o fluxo de caixa para compra e venda de bens de capital (máquinas, implementos agrícolas), animais de reprodução (criação), planos de aposentadoria etc. ( ) envolve a produção e venda de bens e serviços relativos à atividade da empresa. No setor rural, haveria necessidade de subtrair, além das despesas operacionais pagas, a retirada de dinheiro para a manutenção da família, que corresponde a salários de trabalho e administração dos mesmos. Assinale abaixo
I – Atividade Operacional
II – Atividade Investimento
III – Atividade Financiamento
( ) inclui os financiamentos, empréstimos, amortizações de dívida, capital dos proprietários, operações com leasing etc.
( ) focaliza o fluxo de caixa para compra e venda de bens de capital (máquinas, implementos agrícolas), animais de reprodução (criação), planos de aposentadoria etc.
( ) envolve a produção e venda de bens e serviços relativos à atividade da empresa. No setor rural, haveria necessidade de subtrair, além das despesas operacionais pagas, a retirada de dinheiro para a manutenção da família, que corresponde a salários de trabalho e administração dos mesmos.
a) V, V, V
b) F, V, F
c) V, F, F
d) F, F, V
e) V, V, F

Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.

( ) No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais.
( ) Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado.
( ) Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente.
( ) Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade.
( ) O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C V, F, F, V, V
D F, V, V, F, V
E V, V, F, F, V

Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.

I – Atividades principais

II – Atividades acessórias

Com base nas asserções acima, qualifique as afirmacoes que seguem, considerando um produtor rural que atue na pecuária e agricultura simultaneamente.

( ) Venda de soja

( ) Venda de Bezerros

( ) Prestação de serviços

( ) Aplicações financeiras

( ) Compra e venda de mercadorias

( ) Compra de Matrizes e Reprodutores
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:

I – Atividades principais
II – Atividades acessórias
( ) Venda de soja
(X) Venda de Bezerros
( ) Prestação de serviços
( ) Aplicações financeiras
(X) Compra e venda de mercadorias
(X) Compra de Matrizes e Reprodutores
A I, II. I, II, I, II
B II, I, II, I, II, I
C I, I, II, II, II, I

O procedimento do cálculo e apropriação dos custos do rebanho é relativamente simples, pois basicamente os custos consumidos no período serão apropriados ao rebanho de maneira proporcional. Com esse procedimento é possível conhecer o custo, bem como estabelecer parâmetros de valor médio para o valor de cada animal. Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir. I – Conceber o custo do rebanho gera informação para a devida verificação de viabilidade, que está relacionada ao valor de venda, uma vez o valor da venda é baseado no custo de produção. II – Inicialmente, soma-se o custo do rebanho (salário, alimentação de gado, exaustão de pastagens, depreciações de reprodutores, cuidados veterinários...) e divide-se o resultado pelo total de cabeças do rebanho em formação (em crescimento e aqueles nascidos no período). Tem-se portanto, o custo médio de produção por cabeça, por período, inclusive dos bezerros. III – O número de cabeças do rebanho não inclui, para efeito de rateio de custo, o gado reprodutor em plena reprodução, pois eles não recebem custos (já não estão em formação). Todavia o custo da manutenção desse rebanho já formado (alimentação, tratamento veterinário, depreciação...) será incluído no custo do rebanho e distribuído para o rebanho em formação. IV – Os gastos com os animais mantidos para reprodução (matrizes e reprodutor), como alimentação, tratamento veterinário, depreciação, e etc., não devem ser alocados ao custo do rebanho e depois apropriado aos animais nascidos, se feito tal, procedimento, isso eleva os custos do bezerros. Desta forma, os custos com os animais reprodutores, devem ser lançados diretamente no resultado, confrontando a receita contra despesa. Assinale a alternativa correta:

I – Conceber o custo do rebanho gera informação para a devida verificação de viabilidade, que está relacionada ao valor de venda, uma vez o valor da venda é baseado no custo de produção.
II – Inicialmente, soma-se o custo do rebanho (salário, alimentação de gado, exaustão de pastagens, depreciações de reprodutores, cuidados veterinários...) e divide-se o resultado pelo total de cabeças do rebanho em formação (em crescimento e aqueles nascidos no período). Tem-se portanto, o custo médio de produção por cabeça, por período, inclusive dos bezerros.
III – O número de cabeças do rebanho não inclui, para efeito de rateio de custo, o gado reprodutor em plena reprodução, pois eles não recebem custos (já não estão em formação). Todavia o custo da manutenção desse rebanho já formado (alimentação, tratamento veterinário, depreciação...) será incluído no custo do rebanho e distribuído para o rebanho em formação.
IV – Os gastos com os animais mantidos para reprodução (matrizes e reprodutor), como alimentação, tratamento veterinário, depreciação, e etc., não devem ser alocados ao custo do rebanho e depois apropriado aos animais nascidos, se feito tal, procedimento, isso eleva os custos do bezerros. Desta forma, os custos com os animais reprodutores, devem ser lançados diretamente no resultado, confrontando a receita contra despesa.
A Está correto o que se afirma em I e II apenas.
B Está correto o que se afirma em I e III apenas.
C Está correto o que se afirma em II e III apenas.
D Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
E Está correto o que se afirma em I, II, III e IV.

Quando se estuda contabilidade, os primeiros passos são os aprendizados referentes ao débito e crédito, bem como a distinção do regime de competência e do regime de caixa. Os regimes tem por finalidade ser o centro das ações contábeis, ou seja, diante do método escolhido (Caixa ou Competência) toda contabilidade sofre interferência, assim os resultados obtidos como lucros e prejuízos são distintos, como também, as demonstrações contábeis. Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca do regime de caixa e competência.

No regime de competência as depreciações não serão reconhecidas, e apenas será registrado o pagamento pelo bem na data de aquisição.
O regime de caixa leva em consideração a movimentação do caixa, ou seja, o momento do pagamento ou recebimento em caixa do fato contábil.
O produtor rural precisa manter um controle de estoque e do imobilizado assertivo, pois no regime de caixa isso é extremamente importante, e as oscilações econômicas precisam estar em conformidade com a realidade.
No regime de competência é considerado o fato contábil do crescimento natural que ocorre no meio rural, e com isso é reconhecido um ganho, porém no regime de caixa esse ganho não será reconhecido, pois não houve recebimento em caixa referente a tal fato.
Enquanto o regime de caixa pode ser o desejado pelos profissionais contábeis, os produtos rurais preferem e atuam seguindo o regime de competência conforme regem as normas contábeis, pois contabilmente é o procedimento mais correto, considerando apenas fatos contábeis.
O regime de competência preza pelo registro contábil dos fatos contábeis quando estes efetivamente ocorrem, ou seja, o foco está especificamente no momento de apropriação do fato contábil, não se levando em conta se houve ou não o efetivo pagamento.
A V, F, V, F, V, F
B F, V, F, V, F, V
C F, F, V, V, F, F
D V, V, F, F, V, V
E F, V, V, F, V, F

Os animais podem ter funções diferentes nas propriedades rurais, e que impactam diretamente na maneira de contabilizá-los. Desta forma, cabe ao contador dominar os conhecimentos inerentes a pecuária, para realizar um trabalho eficiente e eficaz, no que tange manter as informações do patrimônio rural, em conformidade com a realidade.

Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca pecuária.
( ) Dentre as diferentes funções dos animais mantidos na propriedade, estão àqueles destinados para comercialização, para abate direto, engorda, para trabalho ou reprodução.
( ) Os suínos, terão um processo similar aos bovinos, pois haverá o processo de produção de leitões, posteriormente sendo engordados até o momento de seu abate.
( ) Para as aves, seguirá a mesma linha dos bovinos ou suínos, tendo as galinhas poedeiras para gerar os ovos que, depois de chocados, vem a fase dos pintinhos, os quais irão diretamente para o abate.
( ) Em relação aos mantidos com a finalidade de reprodução, serão mantidos somente as fêmeas, que gerarão crias que, posteriormente, poderão gerar venda ou serem utilizados, também, para reprodução.

[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]

Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.

No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais.
Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado.
Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente.
Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade.
O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C V, F, F, V, V
D F, V, V, F, V
E V, V, F, F, V

Mais conteúdos dessa disciplina