Buscar

Explique o que são endereços de IRQ e como eles funcionam em um computador. Como os conflitos relacionados a eles eram resolvidos em PCs antigos e ...

Explique o que são endereços de IRQ e como eles funcionam em um computador. Como os conflitos relacionados a eles eram resolvidos em PCs antigos e como isso mudou com o tempo?

Endereços de IRQ são interrupções de hardware que permitem que dispositivos chamem a atenção do processador.
O número do endereço de IRQ indica sua prioridade, começando do 0 que é o que tem a prioridade mais alta.
Em PCs antigos, os endereços de IRQ não podiam ser compartilhados entre os dispositivos, o que frequentemente causava conflitos.
Atualmente, os conflitos relacionados aos endereços de IRQ são muito raros, pois as placas atuais suportam diversos sistemas de compartilhamento e atribuição automática de endereços.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os endereços de IRQ (Interrupt Request) são sinais de interrupção de hardware que permitem que dispositivos chamem a atenção do processador. Cada dispositivo tem um endereço de IRQ exclusivo, que é um número que indica sua prioridade, começando do 0 que é o que tem a prioridade mais alta. Quando um dispositivo precisa chamar a atenção do processador, ele envia um sinal de IRQ para o controlador de interrupções, que é um chip no computador responsável por gerenciar as interrupções de hardware. O controlador de interrupções então interrompe o processador e direciona-o para o dispositivo que solicitou a interrupção. Em PCs antigos, os endereços de IRQ não podiam ser compartilhados entre os dispositivos, o que frequentemente causava conflitos. Isso ocorria porque havia um número limitado de endereços de IRQ disponíveis e muitos dispositivos precisavam deles. Quando dois dispositivos tentavam usar o mesmo endereço de IRQ, ocorria um conflito e um dos dispositivos não funcionava corretamente. Para resolver esses conflitos, os usuários precisavam configurar manualmente os endereços de IRQ dos dispositivos no BIOS do computador. Isso exigia conhecimento técnico e muitas vezes era difícil de fazer corretamente. Atualmente, os conflitos relacionados aos endereços de IRQ são muito raros, pois as placas atuais suportam diversos sistemas de compartilhamento e atribuição automática de endereços. Os sistemas operacionais modernos também são capazes de gerenciar automaticamente os endereços de IRQ dos dispositivos, o que torna a configuração manual desnecessária na maioria dos casos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais