Buscar

Um ambiente acusticamente confortável é aquele que as pessoas escutam bem. Nele, a arquitetura não influencia negativamente sobre o som, ou seja, o...

Um ambiente acusticamente confortável é aquele que as pessoas escutam bem. Nele, a arquitetura não influencia negativamente sobre o som, ou seja, o seu nível é agradável, independente das superfícies e materiais que ali existam. Além disso, o ruído emitido de uma fonte externa ao local, não deve interferir no que está sendo escutado ou falado dentro do recinto. Para que isso ocorra, o ambiente deve ser projetado considerando a sua tipologia construtiva e toda a possível sonoridade do futuro prédio. Como exemplo, as escolas não devem sofrer interferência devido ao ruído externo.

De acordo com o Estatuto da Cidade, lei nº 10257 de 10 de julho de 2001, o art. 1º estabelece normas para que haja o equilíbrio ambiental entre as edificações, “(...) assim evitando efeitos negativos sobre o ambiente natural ou construído, o conforto ou a segurança da população”. Uma questão importante que se deve observar é o ruído urbano. É preciso ter consciência da existência das fontes de ruído na vizinhança e analisar quais as medidas cabíveis para seu controle. Dessa maneira, temos dois tipos de sonoridade a se preocupar: externa (por exemplo: o trânsito) e a interna (os alunos).

O objetivo dessa atividade é:

- Compreender em que grau o ruído atrapalha as atividades das salas medidas;

- Caracterizar o ruído;

- Pesquisar uma solução para o problema, caso este seja encontrado.

Na presente atividade prática, você irá testar como o ruído interfere na sala de aula/ sala medida. A presente atividade será realizada em casa, para isso utilizaremos alguns elementos para o desenvolvimento desta. Pegue lápis, papel e caneta e vamos lá!!

O nível de pressão sonora foi avaliado pelo Medidor de nível de Pressão Sonora solo 01dB, ou sonômetro, como já fora conhecido. Com os resultados, obteve-se o valor de nível de pressão sonora.

Os 15 minutos de cada medição foram retirados da análise feita por Donato et al. (2006). Aplicando a teoria geral da propagação de erros na obtenção do Leq de uma avenida, Donato et al. (2006) chegou-se à conclusão que a partir de 15 minutos, os outros valores cairiam na média do que foi obtido, dessa maneira, validando o tempo escolhido para realizar a medição


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto, um ambiente acusticamente confortável é aquele em que as pessoas escutam bem, independentemente das superfícies e materiais que existam no local, e em que o ruído externo não interfere no que está sendo escutado ou falado dentro do recinto. O objetivo da atividade prática mencionada no texto é testar como o ruído interfere na sala de aula/sala medida, e o nível de pressão sonora foi avaliado pelo Medidor de nível de Pressão Sonora solo 01dB, ou sonômetro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais