Buscar

6.3 Passeios e vias para pedestres Compreendem-se por vias para pedestres: os passeio~ laterais das ruas, as pistas de atletismo, os caminho~ em p...

6.3 Passeios e vias para pedestres

Compreendem-se por vias para pedestres: os passeio~ laterais das ruas, as pistas de atletismo, os caminho~ em parques e praças, além dos caminhos internos no~ conjuntos habitacionais. Estas vias apresentam-se err dois tipo básicos:
a) Leito construído em depressão em relação às partes laterais, constituídas geralmente por canteiros e gra-mados (figura 6.2a). Este sistema deveria ser usado em parques e jardins públicos onde o uso é eventual. O leito da via apresenta um abaulamento transversal que facilita o escoamento das águas pluviais para os sistemas laterais de drenagem (valetas). Este tipo c via costuma proporcionar ao pedestre um passeio be mais agradável, porque a visão humana é tangenci e não consegue perceber tanto a presença dos carr nhos em meio à grama. O inconveniente deste tipo c perfil é que quando a quantidade de chuva excede capacidade de escoamento da valeta, o leito da v fica inundado.
b) Leito construído com uma super-eJevação em relação às partes laterais (figura 6.2b). Neste caso, o leito também deve apresentar um certo abaulamento para escoamento das águas pluviais.
Esse tipo de perfil é recomendado para núcleos habitacionais e não apresenta o inconveniente dos possíveis alagamentos do caso anterior, pois as águas pluviais, se não puderem escoar pelas valetas late-rais, alagarão o solo adjacente à via, não voltarão ao leito, por ser elevado, permitindo assim o tráfego ininterrupto de pedestres.
As vias para pedestres compreendem os passeios laterais das ruas, as pistas de atletismo, os caminhos em parques e praças, além dos caminhos internos nos conjuntos habitacionais.
O leito construído em depressão em relação às partes laterais é recomendado para núcleos habitacionais.
O leito construído com uma super-elevação em relação às partes laterais é recomendado para parques e jardins públicos onde o uso é eventual.
O leito da via construído em depressão apresenta um abaulamento transversal que facilita o escoamento das águas pluviais para os sistemas laterais de drenagem.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Não há uma pergunta clara na sua solicitação. Por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais