Buscar

6.3.2 Custo dos pavimentos para pedestres As vias devem ser construídas com o tipo de pavimen-to adequado ao desempenho de suas funções. Os custos...

6.3.2 Custo dos pavimentos para pedestres

As vias devem ser construídas com o tipo de pavimen-to adequado ao desempenho de suas funções. Os custos das alternativas podem ser vistos na figura 6.3 e na tabela V1.3.
Pistas para atletismo ao ar livre geralmente são pavi-mentadas com pedrisco, porque necessitam de certa flexibilidade. Seu custo por metro quadrado é baixo e seu único inconveniente é necessitar de manutenção permanente, porque este tipo de pavimento tende a se espalhar com o movimento contínuo dos atletas.
Os ladrilhos cerâmicos, devido ao seu custo médio, são particularmente indicados onde as extensões a serem pavimentadas são pequenas, como, por exem-plo, nos passaios internos dos lotes. Apresentam os inconvenientes de terem baixo coeficiente de atrito e, quando molhados, tornarem-se escorregadios. Para pavimentação de passeios públicos laterais às ruas, núcleos hábitacionais e até mesmo parques, os ladrilhos hidráulicos de cimento (mosaico) são os mais indicados por apresentarem custo mais baixo em relação aos demais tipos. Sua utilização é aconselhável quando as extensões a serem pavimentadas são grandes e quando for necessária execução rápida. Geral-mente os blocos articulados em pavimentações de veículos são os menos econômicas para vias públicos de pedestres, aconselhando-se seu uso apenas para pequenos trechos que devem sobressair no ambiente. É um pavimento que apresenta excelente aparência quando adequadamente construído e é bastante utili-zado quando se precisa de resistências adequadas às cargas para tráfego eventual de veículos.
Os custos das alternativas de pavimentos para pedestres podem ser vistos na figura 6.3 e na tabela V1.3.
Os ladrilhos cerâmicos são indicados para pavimentação de passeios públicos laterais às ruas, núcleos habitacionais e parques.
Os ladrilhos hidráulicos de cimento (mosaico) são os mais indicados para pavimentação de passeios públicos laterais às ruas, núcleos habitacionais e parques.
Os blocos articulados em pavimentações de veículos são os mais econômicos para vias públicas de pedestres.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Os ladrilhos hidráulicos de cimento (mosaico) são os mais indicados para pavimentação de passeios públicos laterais às ruas, núcleos habitacionais e parques.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais