Buscar

O que é microscopia eletrônica de transmissão e como ela funciona? A microscopia eletrônica de transmissão é um sistema de produção de imagens que...

O que é microscopia eletrônica de transmissão e como ela funciona?

A microscopia eletrônica de transmissão é um sistema de produção de imagens que teoricamente possibilita altíssima resolução, mas na prática a resolução obtida pela maioria dos bons instrumentos se situa em torno de 3 nm.
O funcionamento da microscopia eletrônica de transmissão se baseia na interação entre elétrons e componentes dos tecidos, em que elétrons são liberados pelo aquecimento de um delicado filamento metálico em vácuo e são acelerados por uma diferença de voltagem existente entre o catodo e o anodo.
Os tecidos são incluídos em resinas plásticas, como as do tipo epóxi, para conseguir cortes muito mais delgados que os de microscopia de luz, e os blocos de tecidos são seccionados com navalhas de vidro ou de diamante, e os cortes são coletados sobre pequenas grades de metal.
A imagem no microscópio eletrônico de transmissão é produzida pelo balanço da quantidade de elétrons que alcançaram o detector e elétrons que foram retidos no tubo do microscópio, e as áreas escuras de uma micrografia eletrônica costumam ser denominadas de elétron-densas, enquanto as áreas claras são chamadas de elétron-lucentes ou elétron-transparentes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A microscopia eletrônica de transmissão é uma técnica de produção de imagens que utiliza elétrons para iluminar a amostra e produzir uma imagem de alta resolução. O funcionamento da microscopia eletrônica de transmissão se baseia na interação entre elétrons e componentes dos tecidos, em que elétrons são liberados pelo aquecimento de um delicado filamento metálico em vácuo e são acelerados por uma diferença de voltagem existente entre o catodo e o anodo. Os tecidos são incluídos em resinas plásticas, como as do tipo epóxi, para conseguir cortes muito mais delgados que os de microscopia de luz, e os blocos de tecidos são seccionados com navalhas de vidro ou de diamante, e os cortes são coletados sobre pequenas grades de metal. A imagem no microscópio eletrônico de transmissão é produzida pelo balanço da quantidade de elétrons que alcançaram o detector e elétrons que foram retidos no tubo do microscópio, e as áreas escuras de uma micrografia eletrônica costumam ser denominadas de elétron-densas, enquanto as áreas claras são chamadas de elétron-lucentes ou elétron-transparentes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais