Buscar

O que é microscopia eletrônica de varredura e como ela funciona? A microscopia eletrônica de varredura fornece imagens pseudotridimensionais das s...

O que é microscopia eletrônica de varredura e como ela funciona?

A microscopia eletrônica de varredura fornece imagens pseudotridimensionais das superfícies de células, tecidos e órgãos, em que um feixe de elétrons de diâmetro muito pequeno é focalizado sobre o espécime, percorrendo sequencialmente (i. e., varrendo) sua superfície.
Ao contrário do microscópio eletrônico de transmissão, no microscópio de varredura os elétrons não atravessam o espécime, e os elétrons varrem uma delgada camada de metal previamente aplicada ao espécime e são refletidos pelos átomos do metal.
As imagens no microscópio eletrônico de varredura são de fácil interpretação, pois os objetos parecem ser iluminados e apresentam locais sombreados, fornecendo uma ideia de três dimensões.
As imagens no microscópio eletrônico de varredura são sempre em preto e branco, e a resolução obtida pela maioria dos bons instrumentos se situa em torno de 3 nm.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A microscopia eletrônica de varredura é uma técnica de microscopia que utiliza um feixe de elétrons para gerar imagens de alta resolução da superfície de amostras. O feixe de elétrons é focalizado sobre o espécime, percorrendo sequencialmente sua superfície, e os elétrons são refletidos pelos átomos do metal previamente aplicado ao espécime. Dessa forma, é possível obter imagens pseudotridimensionais das superfícies de células, tecidos e órgãos. Ao contrário do microscópio eletrônico de transmissão, no microscópio de varredura os elétrons não atravessam o espécime. As imagens obtidas são em preto e branco e apresentam locais sombreados, fornecendo uma ideia de três dimensões. A resolução obtida pela maioria dos bons instrumentos se situa em torno de 3 nm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais