Buscar

2. EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA: MEDIDAS DE FREQUÊNCIA E DE ASSOCIAÇÃO A epidemiologia descritiva é definida como o estudo da distribuição e da frequê...

2. EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA: MEDIDAS DE FREQUÊNCIA E DE ASSOCIAÇÃO

A epidemiologia descritiva é definida como o estudo da distribuição e da frequência das doenças e dos agravos a saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo (dia, mês, ano), ao lugar (ambientais e populacionais) e as pessoas (características individuais e populacionais) possibilitando à promoção da saúde (ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011).

O seu principal objetivo é apresentar a ocorrência de casos de doença e de óbitos em uma comunidade, em função das variáveis tempo, lugar e pessoa. Através da sua aplicação, torna-se possível as variações que cada doença segue, identificar os grupos que estejam sob maior risco, indicar as possíveis causas e produzir informações que auxiliem no controle das enfermidades e na avaliação dos resultados das ações e serviços de saúde (ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011).

A epidemiologia descritiva trabalha considerando que o padrão de distribuição das doenças em uma população é descrito pelas respostas combinadas a três perguntas básicas:

1. Quem?

2. Onde?

3. Quando?

A primeira pergunta (Quem?) busca definir qual o perfil das pessoas que foram atingidas, definir sua faixa etária, o sexo, a escolaridade, entre outros. A segunda (Onde?) define em qual região de um território geográfico as pessoas foram atingidas, e a terceira pergunta (Quando?) preocupa-se em avaliar em que período do tempo as pessoas foram atingidas (ROUQUAYROL, 1993; ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011).

Portanto, podemos dizer que a resposta dessas perguntas tem a ver com a pessoa, o lugar e o tempo. Nesse contexto, são respondidas pelo estudo da distribuição com relação à pessoa, distribuição cronológica e geográfica. A seguir, vamos avaliar cada um desses tipos de distribuição.

A epidemiologia descritiva é definida como o estudo da distribuição e da frequência das doenças e dos agravos a saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo, ao lugar e as pessoas.
O principal objetivo da epidemiologia descritiva é apresentar a ocorrência de casos de doença e de óbitos em uma comunidade, em função das variáveis tempo, lugar e pessoa.
A primeira pergunta da epidemiologia descritiva busca definir qual o perfil das pessoas que foram atingidas, definir sua faixa etária, o sexo, a escolaridade, entre outros.
A segunda pergunta da epidemiologia descritiva define em qual região de um território geográfico as pessoas foram atingidas.
A terceira pergunta da epidemiologia descritiva preocupa-se em avaliar em que período do tempo as pessoas foram atingidas.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA - Saúde Coletiva e Promoção da Saúde (UniFatecie)
131 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A epidemiologia descritiva é definida como o estudo da distribuição e da frequência das doenças e dos agravos a saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo, ao lugar e as pessoas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais