Buscar

Sobre a interpretação da legislação tributária, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 1. A interpretação econômica é admi...

Sobre a interpretação da legislação tributária, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
1. A interpretação econômica é admissível no Direito brasileiro.
2. As normas instituidoras de isenção devem ser interpretadas literalmente.
3. A lacuna configura-se quando a aplicação do tratamento previsto no ordenamento de forma residual para todas as situações não expressamente disciplinadas em outras normas cria uma incompatibilidade com os valores subjacentes a essas outras normas, gerando uma contradição no sistema.
4. Os princípios gerais de direito privado podem ser utilizados pelo intérprete para definição dos respectivos efeitos tributários.
5. O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.


1. Falsa.
2. Verdadeira.
3. Verdadeira.
4. Falsa.
5. Verdadeira.
a) 1, 2 e 3 estão corretas.
b) 2, 3 e 5 estão corretas.
c) 3, 4 e 5 estão corretas.
d) 1, 2 e 4 estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) 2, 3 e 5 estão corretas. Justificativa: 1. A interpretação econômica é admissível no Direito brasileiro. (Falsa) 2. As normas instituidoras de isenção devem ser interpretadas literalmente. (Verdadeira) 3. A lacuna configura-se quando a aplicação do tratamento previsto no ordenamento de forma residual para todas as situações não expressamente disciplinadas em outras normas cria uma incompatibilidade com os valores subjacentes a essas outras normas, gerando uma contradição no sistema. (Verdadeira) 4. Os princípios gerais de direito privado podem ser utilizados pelo intérprete para definição dos respectivos efeitos tributários. (Falsa) 5. O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei. (Verdadeira) Portanto, as afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais