Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA   Tratando-se de Compactação, analise a situação e responda ao questionamento.   Quantas passadas de um compactador tipo ‘’Rolo P...

ATIVIDADE PRÁTICA

 

Tratando-se de Compactação, analise a situação e responda ao questionamento.

 

Quantas passadas de um compactador tipo ‘’Rolo Pé de Carneiro” serão necessárias em uma camada de compactação com 0,30 m de espessura?

Considerar que irá desenvolver uma energia de compactação igual à do ensaio Proctor Normal (soquete de 4,5 kg) em cada camada e o equipamento de compactação rolo pé de carneiro tem as seguintes características (peso = 115,0 kg; altura de queda = 0,50 m, Φ = 0,34 m).

 

Informações:

 n = 1 a 30 cm (número de camadas e espessura).

H= altura da camada de solo a ser compactada = 30 cm.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular quantas passadas serão necessárias de um compactador tipo "Rolo Pé de Carneiro" em uma camada de compactação com 0,30 m de espessura, é necessário seguir os seguintes passos: 1. Calcular o volume da camada de solo a ser compactada: V = A x H, onde A é a área da camada e H é a altura da camada. Assim, V = 1 m² x 0,30 m = 0,30 m³. 2. Calcular o peso específico seco máximo (γdmax) do solo a ser compactado, utilizando o ensaio Proctor Normal. Supondo que o valor encontrado seja de 2.000 kg/m³. 3. Calcular a energia de compactação necessária para atingir o γdmax, utilizando a fórmula: E = (γdmax x V) / (1 + e), onde e é a energia de compactação do ensaio Proctor Normal. Assim, E = (2.000 kg/m³ x 0,30 m³) / (1 + 0,27) = 461,54 kJ/m³. 4. Calcular o número de passadas necessárias do compactador, utilizando a fórmula: N = (E x 1.000) / (P x H x Φ), onde P é o peso do compactador, H é a altura de queda e Φ é o fator de eficiência do compactador. Assim, N = (461,54 kJ/m³ x 1.000) / (115 kg x 0,50 m x 0,34 m) = 38, aproximadamente. Portanto, serão necessárias cerca de 38 passadas do compactador tipo "Rolo Pé de Carneiro" para compactar uma camada de solo com 0,30 m de espessura.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais