Buscar

Alfredo Buizaid compareceu a um Cartório de Registro de Títulos e Documentos da cidade onde reside para registrar um contrato de compra e venda de ...

Alfredo Buizaid compareceu a um Cartório de Registro de Títulos e Documentos da cidade onde reside para registrar um contrato de compra e venda de um estabelecimento comercial que havia vendido para Jonas Quintino. Ao entrar no Cartório, o atendente, que havia começado a trabalhar naquela semana e não tinha conhecimento de todas as regras, disse que não faria aquele tipo de registro.

Analisando essa hipótese, é possível dizer que o ato do atendente contrariou qual princípio administrativo aplicado ao registro de títulos e documentos?


Princípio da publicidade.

Princípio da moralidade. 

Princípio da taxatividade.

Princípio da impessoalidade.

Princípio da legalidade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ato do atendente contrariou o princípio da legalidade, que é um dos princípios administrativos aplicados ao registro de títulos e documentos. O princípio da legalidade determina que a administração pública deve agir de acordo com a lei, ou seja, deve seguir as normas e regras estabelecidas para o exercício de suas funções. Nesse caso, o atendente não poderia se recusar a fazer o registro do contrato de compra e venda, pois essa é uma atividade prevista em lei e que deve ser realizada pelo cartório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais