Buscar

What are the modalities of Mandado de Segurança and who can file them? Mandado de Segurança Individual Mandado de Segurança Coletivo O Mandado de S...

What are the modalities of Mandado de Segurança and who can file them?
Mandado de Segurança Individual
Mandado de Segurança Coletivo
O Mandado de Segurança Individual é utilizado na proteção do direito do indivíduo, em que o impetrante é o titular do direito líquido e certo, como por exemplo, a pessoa natural, as universalidades de bens (espólio, massa falida etc.), a pessoa jurídica.
O Mandado de Segurança Coletivo é utilizado para facilitar o acesso de pessoas jurídicas, na defesa de interesses de seus membros ou associados, à função jurisdicional. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: partido político com representação no Congresso Nacional, ainda que o partido esteja representado em apenas uma das Casas Legislativas, não se exigindo a pertinência com os interesses de seus membros, tendo em vista a sua importância para assegurar o sistema representativo do país, salvo algumas restrições legais; organização sindical, entidade de classe e associações legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As modalidades do Mandado de Segurança são o Individual e o Coletivo. O Mandado de Segurança Individual é utilizado para proteger o direito líquido e certo do indivíduo, podendo ser impetrado por pessoa natural, pessoa jurídica ou universalidades de bens. Já o Mandado de Segurança Coletivo é utilizado para facilitar o acesso de pessoas jurídicas, na defesa de interesses de seus membros ou associados, à função jurisdicional. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe e associações legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. A alternativa correta é a letra c) As afirmativas I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais