Buscar

O que é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência? A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi ratificada pelo B...

O que é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência?

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi ratificada pelo Brasil em 2008, com status de emenda constitucional.
São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
O Protocolo Facultativo da Convenção prevê a competência do Comitê sobre Direitos das Pessoas com Deficiência para receber e analisar comunicações feitas por indivíduos ou grupos de pessoas, ou em nome delas, sob a jurisdição de um Estado-parte, alegando serem vítimas de violação de quaisquer dos direitos referidos na Convenção.
O art. 2º da Convenção traz os conceitos de discriminação por motivo de deficiência e de adaptação razoável.

Essa pergunta também está no material:

HUMANOSAPOSTILA
64 pág.

Direitos Humanos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, que tem como objetivo promover, proteger e garantir o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem discriminação e em igualdade de condições com as demais pessoas. A Convenção foi ratificada pelo Brasil em 2008, com status de emenda constitucional, e define que são consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. O Protocolo Facultativo da Convenção prevê a competência do Comitê sobre Direitos das Pessoas com Deficiência para receber e analisar comunicações feitas por indivíduos ou grupos de pessoas, ou em nome delas, sob a jurisdição de um Estado-parte, alegando serem vítimas de violação de quaisquer dos direitos referidos na Convenção. O art. 2º da Convenção traz os conceitos de discriminação por motivo de deficiência e de adaptação razoável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais