Buscar

Estabelece o inciso II do art. 8 da CF/88 que “é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categori...

Estabelece o inciso II do art. 8 da CF/88 que “é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município”. Trata-se da unicidade sindical, que estabelece a existência de um único sindicato por base territorial, que não poderá ser inferior a área de um município.

O inciso II do art. 8 da CF/88 estabelece a unicidade sindical, que impede a criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial, que não pode ser inferior à área de um município.

Essa pergunta também está no material:

Apostila de Direito do Trabalho para OAB
155 pág.

Direito do Trabalho I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O inciso II do art. 8 da Constituição Federal de 1988 estabelece a unicidade sindical, que impede a criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial, que não pode ser inferior à área de um município. Isso significa que apenas um sindicato pode representar os trabalhadores ou empregadores de uma determinada categoria em uma determinada região, evitando a fragmentação e a disputa entre diferentes sindicatos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais