Logo Passei Direto
Buscar
Princípios no direito são fundamentos que orientam na construção e aplicação das normas. Com base nesse conhecimento, assinale a exceção aos princípios encontrados na Constituição Federal de 1988: a. Eficiência. b. Impessoalidade. c. Publicidade. d. Moralidade. e. Legitimidade.
User badge image
Graça Silva Melo

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos princípios que estão expressamente previstos na Constituição Federal de 1988, especialmente no contexto da Administração Pública. a) Eficiência - Este é um princípio que foi introduzido pela Emenda Constitucional nº 19/1998 e está presente na Constituição. b) Impessoalidade - Este princípio está claramente previsto na Constituição e é um dos pilares da Administração Pública. c) Publicidade - Também é um princípio constitucional que garante a transparência dos atos administrativos. d) Moralidade - Este princípio é fundamental e está previsto na Constituição, exigindo que a Administração Pública atue de forma ética. e) Legitimidade - Este termo não é um princípio explícito na Constituição Federal de 1988, embora possa ser relacionado a outros princípios, não é um dos princípios expressamente mencionados. Portanto, a alternativa que representa a exceção aos princípios encontrados na Constituição Federal de 1988 é: e) Legitimidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A exceção aos princípios encontrados na Constituição Federal de 1988 é a letra "e" - Legitimidade. Os demais princípios mencionados (eficiência, impessoalidade, publicidade e moralidade) estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal e são considerados princípios fundamentais da administração pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As organizações sociais são entidades privadas sem fins lucrativos, que para atingir determinados fins de natureza social celebram com a Administração Pública:
a. Contrato baseado nas normas de direito privado.
b. Contratos regidos pela lei de licitações.
c. Contrato de gestão.
d. Compromisso público.
e. Termo de gestão.

Assinale a alternativa correta acerca do tema órgãos públicos:
a. Órgãos públicos nascem em razão da descentralização administrativa.
b. A agência reguladora ANATEL é órgão pertencente aos quadros do Ministério da Ciência e Tecnologia.
c. Dentre as entidades da Administração Indireta, somente as empresas públicas e sociedades de economia mista não se constituem em órgãos públicos, pois atuam na iniciativa privada.
d. Órgão público pode ser definido como um centro de competência desmembrado no interior de uma entidade pública.
e. A União é o órgão da entidade República Federativa do Brasil.

A estruturação da Administração Pública passa por fenômenos como a desconcentração e a descentralização.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta:
a. Na criação de uma autarquia ocorre a descentralização, já na de uma fundação ocorrerá a desconcentração.
b. Quando o Poder Público atua no mercado ocorrerá o fenômeno da desconcentração.
c. A criação de subsidiárias da Petrobrás se dá por meio do instituto da desconcentração.
d. A distribuição interna de competências de uma entidade se dá por meio da desconcentração.
e. A descentralização significa a distribuição interna de competências.

O arcabouço jurídico que fundamenta a aplicação e estudo do Direito se baseia primordialmente em princípios e fontes.
Com relação às fontes do Direito Administrativo, assinale quais seriam as fontes escritas, conforme a doutrina elenca:
a. Princípios gerais de direito, leis, atos normativos e jurisprudência administrativa.
b. Doutrina majoritária, jurisprudência, leis infraconstitucionais e a própria Constituição Federal.
c. Constituição Federal, leis e atos infralegais emanados pelo Poder Público.
d. A LINDB e as regras de integração do direito.
e. Leis, atos infraconstitucionais e o princípio da supremacia do interesse público.

Sobre a Organização da Administração Pública em direta ou indireta, assinale a alternativa incorreta:
a. Agências reguladoras geralmente são instituídas como autarquia em regime especial.
b. Quando o Estado quer atuar no mercado, poderá fazê-lo por meio de empresas públicas ou de sociedades de economia mista.
c. As entidades da Administração Indireta respondem hierarquicamente à Administração Pública Direta.
d. Fundações públicas são a união de bens destinadas para alguma atividade cultural ou social.
e. As entidades da Administração Pública Indireta podem ser: autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e consórcios públicos.

A realização de concurso público de provas ou provas e títulos para o ingresso de agentes para os cargos ou empregos públicos ou a realização de contratos administrativos demandarem haver um processo licitatório prévio são instrumentos que homenageiam o princípio constitucional?
a. Legalidade.
b. Vinculação ao instrumento convocatório.
c. Moralidade.
d. Impessoalidade.
e. Eficiência.

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs – celebram com a Administração Pública:
a. Termo de parceria.
b. Contrato de gestão.
c. Termo de gestão pública.
d. Parceria com base na Lei nº 8.666/1993.
e. Contrato regido pelo Código Civil.

As entidades da Administração Pública podem se submeter ao regime jurídico de direito público ou privado, ou, ainda, a ambos regimes.
Sobre esse tema, considere a alternativa correta:
a. Não há impeditivo constitucional ou legal para que autarquias sejam constituídas como pessoas jurídicas de direito privado.
b. Empresas públicas que realizam atividade de estado se submetem exclusivamente ao direito público.
c. Somente as sociedades de economia mista são regradas pelo direito público e pelo direito privado, dada a sua natureza.
d. Embora atuem no mercado privado, empresas públicas e sociedades de economia mista devem prestar atenção às regras de direito público, como a contratação de empregados por meio de concurso público.
e. Todas as fundações instituídas pelo Poder Público são pessoas jurídicas de direito privado.

Em razão dos princípios da Administração Pública estarem, em geral, descritos no Art. 37, caput, da CF/88, não significa dizer que há outros princípios implícitos ou explícitos no ordenamento jurídico, seja de matriz constitucional ou legal.
Com base nesse entendimento, assinale a alternativa incorreta:
a. Pelo princípio da continuidade do serviço público, torna-se fundamental haver normas equilibrando as peculiaridades do serviço público e o exercício do direito de greve dos servidores públicos.
b. O princípio da autotutela inaugura no ordenamento jurídico a possibilidade de a Administração destituir a legalidade e legitimidade de quaisquer de seus atos, independentemente da licitude.
c. A finalidade do princípio da impessoalidade é coibir o desvio de finalidade praticado pelos agentes públicos no exercício de sua competência.
d. O princípio da proporcionalidade determina parâmetros de aplicação de multa ou penalidades, no sentindo de serem justas na relação entre administrado e o Poder Público.
e. Com base na ampla defesa e contraditório, administrados e agentes públicos têm garantida a manifestação da defesa e a produção ampla e livre de provas lícitas em processos administrativos.

Mais conteúdos dessa disciplina