Buscar

Nos últimos anos, a diversidade vem se caracterizando como um tema relevante dos estudos organizacionais. Contudo, é um conceito que ainda carece d...

  1. Nos últimos anos, a diversidade vem se caracterizando como um tema relevante dos estudos organizacionais. Contudo, é um conceito que ainda carece de consenso. As definições variam desde a discriminação devido à raça, etnia, gênero até uma definição bastante ampliada em que diversidade inclui todos, tendo por critério aspectos que diferenciam indivíduos e grupos. Os estudos sobre a diversidade com foco na inserção no trabalho das pessoas com deficiência, realizados no Brasil, têm tido como objeto principal de análise as dificuldades e facilidades dessas pessoas para se inserirem e se manterem no mercado de trabalho Analisando a questão da diversidade, colocada pela inserção social das pessoas com deficiência, verifica-se que um fator explicativo para esta questão é a forma de interpretação compartilhada sobre a deficiência, devido ao seu impacto nas ações e escolhas das pessoas.
  2. Com base no texto acima, pode-se concluir que:
  3. Em relação aos direitos trabalhistas, as pessoas com deficiência não são amparadas pela Constituição brasileira, não ocorrendo nem reserva de cargos tampouco a proibição de qualquer discriminação no tocante à remuneração e critério de admissão dos amparados.
  4. Existem dois modelos de interpretação da deficiência: o modelo da “desintegração social”, segundo a qual uma sociedade com pessoas com deficiência está fadada ao fracasso social, cultural e econômico; e o modelo da “exclusão social”, compreendido como um processo unilateral em que as pessoas com deficiência devem ser banidas da sociedade.
  5. Que a legalização do trabalho das pessoas com deficiência está ancorada em duas formas de interpretação principais: a baseada numa visão de caridade, que se apoia no esquema de cotas de emprego e que tem no “modelo médico” sua forma privilegiada de compreensão da deficiência como um atributo individual, resultado de uma patologia; e outra que defende o “modelo social” com forte ênfase nos direitos e que define a deficiência ou desvantagem como produto das limitações causadas pelos impedimentos e barreiras sociais.
  6. As organizações não têm se deparado com a necessidade de administrar a inserção e a manutenção de pessoas com deficiência em seu quadro de pessoal, pois pessoas com deficiência não estão aptas ao trabalho.
  7. Há um modelo baseado em fatores que afetam o tratamento das pessoas com deficiência nas organizações. Um dos fatores considera os atributos (estereótipos) que os observadores (colegas e chefias) atribuem às pessoas com deficiência. Os estereótipos são como crenças generalizadas sobre características pessoais (atributos) de grupos majoritários, as quais são consideradas como positivas e que são altamente valorizadas.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto apresentado, pode-se concluir que a alternativa correta é a letra C: "Os estudos sobre a diversidade com foco na inserção no trabalho das pessoas com deficiência, realizados no Brasil, têm tido como objeto principal de análise as dificuldades e facilidades dessas pessoas para se inserirem e se manterem no mercado de trabalho".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais