Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A criança com autismo apresenta diversas características, principalmente comportamentais, que interferem de maneira significativa nas relações que estabelece no ambiente escolar. Dentre essas características, podemos destacar que o autista resiste a mudanças, apega-se a objetos, produz risos e movimentos repetitivos, às vezes agressivos e age como se fosse surdo. Diante dessas características e sabendo que esse aluno possui tratamento de reabilitação por diversos profissionais da saúde, como o professor pode incluir um aluno autista em sala?
	Resposta Esperada:
Além de todos os profissionais que acompanham a reabilitação do autista, é fundamental que a família e as pessoas mais próximas propiciem momentos em que o autista se sinta incluído. Assim, ao chegar na escola, esse processo se torna menos doloroso e os avanços aparecem naturalmente. Podemos destacar como sugestões ou estratégias de inclusão ter conhecimento prévio sobre o autismo, bem como suas características; a rotina e organização no espaço da sala devem ser mantidas; caso houver mudanças, prepare o aluno autista com antecedência; em momentos de insistência por algo, tente convencê-lo a desistir; observe seus momentos de concentração e saiba usá-los; estabeleça comunicação também pelo olhar; utilize recursos visuais; na construção de regras, preste atenção na clareza e objetividade das palavras; entre outras possibilidades de incluir, nunca esqueça que respeitar a individualidade e o ritmo de cada um também faz parte da inclusão.
	2.
	Apesar de a Educação Inclusiva estar prevista em leis e propostas pedagógicas, nem sempre ela é realidade em nossas escolas. A falta de preparo, tanto de professores como das escolas, é o principal motivo. A flexibilização do espaço, tempo, conteúdo e recursos são imprescindíveis quando tem-se classes com alunos com necessidades especiais. Disserte sobre as estratégias que podem ser realizadas na flexibilização do conteúdo e dos recursos.
	Resposta Esperada:
- Conteúdo: adequação do programa previsto no currículo ou no planejamento de cada aula com o objetivo de garantir que estudantes com necessidades educacionais especiais aprendam bem parte da matéria, em lugar de se dispersar por enfrentar desafios acima de suas possibilidades. Uma criança com Síndrome de Down que não consegue fazer cálculos mais complexos sobre juros, por exemplo, tem condições de aprender a calcular o troco numa compra.
- Recursos: busca de materiais didáticos ou de outras estratégias para ensinar determinados conteúdos, facilitando a aprendizagem. É a mais comum, geralmente relacionada a todos os tipos de deficiência.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando