Buscar

1- Quais são as principais teorias demográficas? 2- O que Thomas Robert Malthus defendia? 3- Qual a importância das teorias demográficas? 4- Qual a...

1- Quais são as principais teorias demográficas?
2- O que Thomas Robert Malthus defendia?
3- Qual a importância das teorias demográficas?
4- Qual a teoria demográfica que enfatiza os recursos naturais do planeta terra?
5- Explique a teoria neomalthusiana?
6- Teoria que tentava explicar o atraso dos países subdesenvolvidos, segundo esta o elevado crescimento populacional aumentaria a pobreza e levaria este país à miséria.
a) Teoria de Malthus
b) Teoria Neomalthusiana
c) Teoria Reformista
7- Quais as críticas usualmente feitas a teoria malthusiana?
8- Eles fazem parte de uma corrente que defende Teorias Marxistas Demográficas e consideram a própria miséria como responsável pelo acelerado crescimento da população. Por isso, defendem propostas socioeconômicas onde seja possível a elevação do padrão e da qualidade do nível de vida. Estes teóricos são:
a) Os Antinatalistas.
b) Os Reformistas.
c) Os Malthusianos.
d) Os Neomalthusianos.
e) Os Alarmistas.


Essa pergunta também está no material:

Atividade Teorias Demográficas 2EM
1 pág.

Demografia Escola Francisco Alves De CarvalhoEscola Francisco Alves De Carvalho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1- As principais teorias demográficas são: Teoria Malthusiana, Teoria Neomalthusiana, Teoria Reformista e Teoria Marxista. 2- Thomas Robert Malthus defendia que o crescimento populacional era maior do que a produção de alimentos, o que levaria a uma escassez de recursos e a uma crise populacional. 3- As teorias demográficas são importantes para entender as mudanças na população, como o crescimento, a distribuição e a estrutura etária, e para orientar políticas públicas relacionadas à saúde, educação, trabalho, previdência social, entre outras. 4- A teoria demográfica que enfatiza os recursos naturais do planeta Terra é a Teoria Neomalthusiana. 5- A teoria neomalthusiana é uma atualização da teoria malthusiana, que defende o controle da natalidade como forma de evitar a superpopulação e a escassez de recursos naturais. 6- A teoria que tentava explicar o atraso dos países subdesenvolvidos, segundo esta o elevado crescimento populacional aumentaria a pobreza e levaria este país à miséria é a Teoria de Malthus. 7- As críticas usualmente feitas à teoria malthusiana são: a falta de consideração de outros fatores que influenciam o crescimento populacional, como a urbanização, a industrialização e a educação; a falta de consideração das desigualdades sociais e econômicas; e a falta de consideração das mudanças tecnológicas e das inovações agrícolas. 8- Os teóricos que defendem Teorias Marxistas Demográficas e consideram a própria miséria como responsável pelo acelerado crescimento da população são os Reformistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais