Buscar

O aumento da produtividade na agricultura moderna tem gerado impactos ambientais que comprometem a sustentabilidade dos ecossistemas em médio e lon...

O aumento da produtividade na agricultura moderna tem gerado impactos ambientais que comprometem a sustentabilidade dos ecossistemas em médio e longo prazos. Os fertilizantes, largamente utilizados para o aumento da produtividade agropastoril, estão associados à eutrofização dos rios e lagos, à acidificação dos solos, à contaminação de aquíferos e reservatórios de água e à geração de gases associados ao efeito estufa. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

A) As águas dos aquíferos brasileiros apresentam parâmetros de qualidade satisfatórios e sua disponibilidade é constante.
B) As águas dos aquíferos brasileiros estão protegidas pela legislação e pelo uso racional de fertilizantes e agrotóxicos em todo o país.
C) A extração das águas de aquíferos em território nacional está liberada de outorga, dada a abundância de recursos hídricos no Brasil.
D) As águas dos aquíferos brasileiros são naturalmente protegidas da contaminação por agrotóxicos, pois são filtradas pelo solo.
E) A intensidade do uso de fertilizantes, a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas são indicadores de sustentabilidade para a agricultura.
A) Apenas a afirmativa A está correta.
B) Apenas a afirmativa B está correta.
C) Apenas a afirmativa C está correta.
D) Apenas a afirmativa D está correta.
E) Apenas a afirmativa E está correta.

Essa pergunta também está no material:

Livro Texto   Unidade II
50 pág.

Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária Faculdade de Santa CatarinaFaculdade de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) A intensidade do uso de fertilizantes, a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas são indicadores de sustentabilidade para a agricultura. As outras alternativas estão incorretas, pois: A) As águas dos aquíferos brasileiros apresentam parâmetros de qualidade satisfatórios e sua disponibilidade é constante. - Falso, pois a qualidade e disponibilidade das águas subterrâneas podem ser afetadas pelo uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos. B) As águas dos aquíferos brasileiros estão protegidas pela legislação e pelo uso racional de fertilizantes e agrotóxicos em todo o país. - Falso, pois a legislação nem sempre é cumprida e o uso de fertilizantes e agrotóxicos pode ser excessivo. C) A extração das águas de aquíferos em território nacional está liberada de outorga, dada a abundância de recursos hídricos no Brasil. - Falso, pois a extração de água subterrânea requer outorga em muitos casos. D) As águas dos aquíferos brasileiros são naturalmente protegidas da contaminação por agrotóxicos, pois são filtradas pelo solo. - Falso, pois o solo pode não ser capaz de filtrar todos os agrotóxicos e fertilizantes utilizados na agricultura. E) A intensidade do uso de fertilizantes, a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas são indicadores de sustentabilidade para a agricultura. - Correto, pois o uso sustentável de fertilizantes e a proteção da qualidade e disponibilidade das águas subterrâneas são importantes para a sustentabilidade da agricultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Outros materiais