Buscar

O aumento da produtividade na agricultura moderna tem gerado impactos ambientais que comprometem a sustentabilidade dos ecossistemas em médio e lon...

O aumento da produtividade na agricultura moderna tem gerado impactos ambientais que comprometem a sustentabilidade dos ecossistemas em médio e longo prazos. Os fertilizantes, largamente utilizados para o aumento da produtividade agropastoril, estão associados à eutrofização dos rios e lagos, à acidificação dos solos, à contaminação de aquíferos e reservatórios de água e à geração de gases associados ao efeito estufa. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

A) As águas dos aquíferos brasileiros apresentam parâmetros de qualidade satisfatórios e sua disponibilidade é constante.
B) As águas dos aquíferos brasileiros estão protegidas pela legislação e pelo uso racional de fertilizantes e agrotóxicos em todo o país.
C) A extração das águas de aquíferos em território nacional está liberada de outorga, dada a abundância de recursos hídricos no Brasil.
D) As águas dos aquíferos brasileiros são naturalmente protegidas da contaminação por agrotóxicos, pois são filtradas pelo solo.
E) A intensidade do uso de fertilizantes, a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas são indicadores de sustentabilidade para a agricultura.
A) Apenas a afirmativa A está correta.
B) Apenas a afirmativa B está correta.
C) Apenas a afirmativa C está correta.
D) Apenas a afirmativa D está correta.
E) Apenas a afirmativa E está correta.

Essa pergunta também está no material:

Livro Texto   Unidade II
50 pág.

Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária Faculdade de Santa CatarinaFaculdade de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) A intensidade do uso de fertilizantes, a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas são indicadores de sustentabilidade para a agricultura. As outras alternativas estão incorretas, pois: A) As águas dos aquíferos brasileiros apresentam parâmetros de qualidade satisfatórios e sua disponibilidade é constante. - Falso, pois a qualidade e disponibilidade das águas subterrâneas podem ser afetadas pelo uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos. B) As águas dos aquíferos brasileiros estão protegidas pela legislação e pelo uso racional de fertilizantes e agrotóxicos em todo o país. - Falso, pois a legislação nem sempre é cumprida e o uso de fertilizantes e agrotóxicos pode ser excessivo. C) A extração das águas de aquíferos em território nacional está liberada de outorga, dada a abundância de recursos hídricos no Brasil. - Falso, pois a extração de água subterrânea requer outorga em muitos casos. D) As águas dos aquíferos brasileiros são naturalmente protegidas da contaminação por agrotóxicos, pois são filtradas pelo solo. - Falso, pois o solo pode não ser capaz de filtrar todos os agrotóxicos e fertilizantes utilizados na agricultura. E) A intensidade do uso de fertilizantes, a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas são indicadores de sustentabilidade para a agricultura. - Correto, pois o uso sustentável de fertilizantes e a proteção da qualidade e disponibilidade das águas subterrâneas são importantes para a sustentabilidade da agricultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais