Buscar

O fim do mundo bipolarizado e da Guerra Fria não significou a eliminação dos conflitos e tensões internacionais. Atualmente, os confrontos se reves...

O fim do mundo bipolarizado e da Guerra Fria não significou a eliminação dos conflitos e tensões internacionais. Atualmente, os confrontos se revestem mais de um conteúdo comercial, tecnológico e financeiro do que político-ideológico. Na denominada "Nova Ordem Mundial", três grandes polos controlam a riqueza e o desenvolvimento técnico-científico deste final de século. a) Considerando os três polos que estão comandando a globalização da economia mundial, explique as consequências para os interesses nacionais. b) Como essa nova ordem multipolar refletiu na atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) e no grupo dos sete países mais ricos?
a) Considerando os três polos que estão comandando a globalização da economia mundial, explique as consequências para os interesses nacionais.
b) Como essa nova ordem multipolar refletiu na atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) e no grupo dos sete países mais ricos?

Essa pergunta também está no material:

GEOGRAFIA
4 pág.

Geografia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os três polos que estão comandando a globalização da economia mundial são os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão. As consequências para os interesses nacionais são diversas, mas podemos destacar a dependência econômica desses países, a necessidade de se adequar às regras do comércio internacional e a busca por alianças estratégicas para garantir a competitividade no mercado global. b) A nova ordem multipolar refletiu na atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) e no grupo dos sete países mais ricos (G7) de diversas maneiras. A ONU passou a ter um papel mais relevante na mediação de conflitos internacionais e na promoção do desenvolvimento sustentável, enquanto o G7 perdeu parte de sua influência política e econômica para outros países emergentes, como China, Índia e Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais