Buscar

A forma de organização do Estado Brasileiro independente em um Império foi uma continuidade em relação ao período colonial, tendo em vista que fomo...

A forma de organização do Estado Brasileiro independente em um Império foi uma continuidade em relação ao período colonial, tendo em vista que fomos comandados pela mesma dinastia europeia, a Casa de Bragança, família real da qual eram originários os Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II. Assim, compreendemos que o golpe militar que derrubou D. Pedro II não encontrou grandes resistências, pelo grande desgaste que a coroa já encontrava ao longo do século XIX, que se acentua após a Guerra do Paraguai. Com relação à questão republicana, um dos pontos que levou o desgaste à imagem da monarquia, assinale a alternativa CORRETA:

Ao não permitir o fim da escravidão, o regime monárquico brasileiro ficou muito fragilizado. Muitas revoltas de negros, apoiadas por fazendeiros, exigiam o fim do regime escravista. Isso precipitou a Proclamação da República no Brasil, sendo a primeira medida do Presidente Deodoro da Fonseca acabar com a escravidão, ganhando dessa forma o apoio popular.
A Insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea.
B Disputa entre os defensores da Monarquia e do poder soberano do Imperador, contra seus críticos.
C Perda de prestígio do governo imperial junto ao clero.
D Confronto entre a Monarquia e o Exército, que culminou no apoio deste último à causa republicana.

Essa pergunta também está no material:

Prova sobre a República Velha
4 pág.

História do Brasil Republicano Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Disputa entre os defensores da Monarquia e do poder soberano do Imperador, contra seus críticos. A questão republicana no Brasil foi marcada por uma série de fatores, mas um dos principais foi a disputa entre os defensores da Monarquia e do poder soberano do Imperador, contra seus críticos. A monarquia brasileira enfrentava críticas de diversos setores da sociedade, incluindo os republicanos, os abolicionistas e os militares descontentes com o regime. Além disso, a abolição da escravidão em 1888, sem a devida indenização aos proprietários de escravos, gerou insatisfação entre os setores escravocratas, que passaram a apoiar a causa republicana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando